3/11 – A Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), promove a Missão Empresarial à China International Import Expo (CIIE) 2025, de 3 a 7 de novembro. Considerada a maior feira de importação da China e um dos principais palcos globais para promoção de produtos, tecnologias e inovação, a feira reúne compradores e investidores de mais de 150 países, consolidando-se como um ambiente estratégico para ampliar negócios e atrair investimentos.
O objetivo da missão é fortalecer o posicionamento internacional da indústria brasileira, estimular parcerias estratégicas em inovação, sustentabilidade e digitalização industrial, além de ampliar o intercâmbio de conhecimento, investimentos e negócios entre empresas do Brasil e da China.
A delegação brasileira reúne representantes de pequenas e médias empresas de seis estados, e diversos setores como mineração, alimentos e bebidas e têxtil. A comitiva participará de reuniões com executivos e instituições chinesas e integrará o programa executivo IEL Experience, realizado em uma universidade em Xangai — iniciativa que reforça o compromisso com a inovação, o aprendizado e a cooperação tecnológica.
Ainda na segunda-feira, às 6h, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria (SESI) divulgam uma pesquisa inédita que aborda a percepção dos jovens sobre o mercado de trabalho, realizada em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ). E, às 14h, a CNI divulga o Panorama da Pequena Indústria (PPI) do 3º trimestre. O levantamento analisa o desempenho das pequenas empresas do setor entre os meses de julho e setembro.
5/11 - Na quarta-feira (5), a CNI se posiciona a respeito da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central sobre a taxa básica de juros, a Selic.
6/11 - O Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) da CNI, em parceria com o Sebrae, promove nesta quinta-feira (6), das 10h às 11h30, o segundo encontro do Ciclo de Webinares – Crédito para a Micro e Pequena Empresa na Nova Indústria Brasil (NIB). O objetivo do seminário virtual é detalhar as linhas de crédito para inovação ofertadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A iniciativa é voltada aos empresários de micro, pequenas e médias indústrias, representantes de sindicatos, associações setoriais, profissionais das federações de indústria, entre outros. Para participar, basta se inscrever aqui.
7/11 - Na sexta-feira (7), às 10h, a CNI publica os Indicadores Industriais de setembro. A pesquisa monitora a evolução de curto prazo da atividade industrial, especificamente da indústria de transformação.
Também na sexta, a partir das 11h40, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) correalizará o GIMI Innovation Awards 2025, premiação que celebra as principais referências em inovação no Brasil e no mundo. O evento acontecerá na Casa Firjan, no Rio de Janeiro, e reunirá líderes e especialistas de diversos setores para reconhecer conquistas inovadoras e promover o intercâmbio de ideias. Criado pelo Global Innovation Management Institute (GIMI), o prêmio destaca iniciativas de excelência nos setores público, privado e social, fortalecendo a cultura global de criatividade e progresso.
A CNI vai publicar os dados das pesquisas e a cobertura dos eventos na Agência de Notícias da Indústria e na página de Estatísticas. Também vai encaminhar as informações por e-mail aos jornalistas cadastrados.


