Rumo ao Nacional: projetos de inovação prometem revolucionar o ramo do delivery

O Portal da Indústria apresenta os projetos de inovação vencedores dos regionais e que vão estar no Festival SESI de Robótica

O Festival SESI de Robótica está mais perto do que nunca! Em contagem regressiva, faltam 22 dias para o torneio que será em São Paulo, entre 27 e 29 de maio. Enquanto o grande dia não chega, aqui na Agência de Notícias da Indústria vamos apresentar os projetos de inovação vencedores dos regionais, que vão estar no torneio nacional. 
 
Das 80 equipes que estão no Festival, 10 levaram o prêmio de melhor projeto de inovação para casa. Dentro da temática da Cargo Connect, nós dividimos os projetos em três categorias: delivery, transporte (e segurança) e embalagem. 
 
Hoje, vamos falar das inovações para revolucionar o ramo do delivery! Os trabalhadores que atuam como motoristas ou entregadores de aplicativos somam mais de 1,4 milhão no Brasil, segundo o Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea). O que representa cerca de 31% dos trabalhadores do setor de transporte, armazenagem e correios do país! 
 
É muitaaaaa gente e, por isso, a inovação pensada nesse público é tão importante para o desenvolvimento do país. Vem conferir os projetos! 

Para pedidos quentes e frios

A equipe Acrônicos, de Estância (SE), do Serviço Social da Indústria (SESI) João Batista da Rocha, criou a Acrobag, uma caixa térmica que é dividida em dois compartimentos: um para os produtos que requerem temperaturas baixas e outro para os de temperaturas mais altas. Para conservar os alimentos frios, foi utilizada uma pastilha Peltier, a qual um dos seus lados esfria ao ser submetida a uma tensão elétrica. No lado que requer temperatura mais alta, foram utilizadas lâmpadas incandescentes para aquecer os produtos.

Todo o sistema funciona de forma automatizada devido a sua ligação com uma placa Arduíno. A passagem da corrente elétrica necessária para funcionar todo o aparato se dá através da ligação com a bateria da motocicleta do entregador. O projeto foi compartilhado com profissionais de diversas áreas e com a comunidade em geral, o que contribuiu na validação da ideia. Testes foram realizados, obtendo êxito no principal objetivo do projeto: conservar a temperatura dos alimentos transportados nos serviços delivery.

A caixa é uma forma de conservar a temperatura dos alimentos transportados nos serviços delivery.

A entrega chega voando

Para criar o projeto de inovação da Cargo Connect, a Robôbaio, equipe de Lages (SC), do SESI, lembrou daqueles momentos quando o entregador chega com o produto em casa e a pessoa não está para recebê-lo. Como solução para este problema, eles criaram o F.O.R.E.V.E.R. (Facilitador Organizacional Responsável por Entregas Eletrônicas), um drone com uma câmera — usada para facilitar o voo e garantir que o produto foi entregue. As mercadorias são embaladas em uma sacola biodegradável, com custo médio de 28 centavos a unidade.

A logística foi pensada desta forma: quando o entregador chega no destino e não tem ninguém para receber o produto, ele liga para o cliente pedindo autorização para o uso do F.O.R.E.V.E.R. Com a autorização, na frente da casa ele pega o drone, fixa o pacote nele e pilota passando por cima do muro e deixando a encomenda dentro da casa em segurança.

“Conseguimos uma parceria com a parte de inovação e desenvolvimento dos correios que adoraram a ideia  e estamos aguardando um dia para testá-los com eles, isso foi muito importante para nossa continuidade do projeto. Ainda estamos aprimorando nosso protótipo para chegar a um produto que possa ser distribuído!”, contou a equipe.

F.O.R.E.V.E.R. é um drone com uma câmera, que pode ser usado para facilitar o voo e garantir que o produto foi entregue

O que é a categoria FIRST LEGO League Challenge (FLL)

Na categoria, os estudantes constroem e programam robôs de LEGO para cumprir uma série de missões em um tapete. Eles também desenvolvem um projeto de inovação, que é uma solução para um problema real dentro da temática da temporada, que, neste ano, é Cargo Connect, relacionada com transporte e logística.

Para participar dos torneios FLL, os jovens devem ter de 9 a 16 anos e formar equipes de dois a dez integrantes, que são orientados por dois técnicos adultos. Os times podem representar uma escola (pública ou particular), uma organização ou simplesmente ser formada por um grupo de amigos, conhecido como equipes de garagem. 

Quer acompanhar outras novidades sobre o Festival SESI de Robótica?

Acompanhe as novidades da robótica aqui na Agência de Notícias da Indústria e nos perfis do Festival SESI de Robótica no Instagram e Twitter.  

Relacionadas

Leia mais

Linha de chegada para o Nacional! Confira os classificados da FLL do AM e do RN
Contagem regressiva! Últimas semanas de inscrições para as competições da FLL
Saiba o que está rolando nas competições da FLL com o Olá, Mundo!

Comentários