Estágio, pra quê? 5 motivos para se tornar um estagiário

O estágio é uma etapa importante na vida de qualquer estudante, podendo ser procurado por alunos do ensino médio, graduação, pós-graduação e ensino técnico. Confira as principais razões para buscar o primeiro emprego!

Quem nunca se perguntou: por que é tão importante fazer um estágio? A resposta é mais simples do que parece. O estágio é a primeira oportunidade profissional que um estudante de graduação, técnico, pós-graduação e, até mesmo, ensino médio, vai ter dentro do mercado de trabalho. 

Muito além dos benefícios, o estágio é a primeira experiência profissional, o que ajuda o estudante a se desenvolver na carreira e na vida pessoal. Por meio do estágio, os estudantes criam mais responsabilidade com tarefas e demandas, aprendem a lidar com dificuldades do dia a dia do trabalho e têm contato com profissionais renomados da sua área.

A seguir, você encontra os cinco principais benefícios de fazer um estágio durante a graduação. Pega a fita!

1 - Ganhar experiência no mercado de trabalho

via GIPHY

A primeira e uma das mais importantes é a oportunidade de conseguir um dos principais requisitos que qualquer empresa pede numa entrevista de emprego - a experiência! Sim, a maioria das empresas valoriza profissionais que, durante a graduação, fizeram um estágio profissional. 

Dentro do estágio, você tem contato com tarefas e serviços da sua área de atuação, adquire novos e melhora conhecimentos aprendidos na faculdade. Além de ser uma ótima forma de entender o dia a dia da sua profissão, o funcionamento de uma empresa e, o melhor de todos, estar um passo a frente no mercado de trabalho!

2 - Começar a ganhar seu próprio salário!

via GIPHY

Atualmente, a Lei do Estágio garante que todo estágio não obrigatório seja remunerado mensalmente, sem descontos e com direito a férias remuneradas. Por isso, o estágio pode ser a primeira oportunidade de ter a própria renda. 

É um momento muito importante para a maioria dos estudantes. Essa autonomia permite fazer economias e investir no futuro, por meio de cursos, por exemplo.

3 - Conhecer mais da profissão que quer seguir!

via GIPHY

Na faculdade, é comum que os estudantes aprendam muitos conteúdos teóricos, diferentes áreas de atuação e conceitos de forma mais superficial. 

No estágio, é o momento de você, além de colocar em prática o que aprendeu, começar a delimitar as áreas que você quer trabalhar, quais os cargos que mais te interessam e por qual caminho profissional você vai seguir! 

Você terá a oportunidade de entender mais como funciona o emprego dos seus sonhos. E, ei, também é bom pra saber o que você não quer fazer! 

4 - Colocar em prática o que aprendeu na faculdade!

via GIPHY

O estágio é o ambiente perfeito para pegar todos os conteúdos adquiridos ao longo dos semestres e aplicar diretamente no ambiente de trabalho. É no estágio que você, finalmente, coloca a mão na massa! Por isso, não tenha medo de fazer perguntas, propor novas ideias e buscar conhecimentos em diferentes setores! Você está no local perfeito para ter novas experiências.

Além disso, é comum que no estágio você consiga entender melhor os conteúdos trabalhados no curso, afinal tem muita coisa que muda entre a teoria e a prática.

5 - Criar networking e concorrer à efetivação!

via GIPHY

Para quem não sabe ainda, o networking (a rede de profissionais com quem você se conecta) é um dos fatores mais importantes para sua carreira! E o estágio é o melhor lugar para aumentar a rede de contatos. 

Além de trabalhar com profissionais que já estão no mercado, é muito comum que esses colegas te indiquem para novas vagas, apresentem para outros profissionais e ajudem a melhorar seu trabalho. 

Para construir uma boa base de networking, você precisa mostrar dedicação e vontade de aprender. Lembre-se: ninguém espera que o estagiário saiba de tudo, você está lá para aprender. Aproveite essa oportunidade para absorver conhecimentos com outros profissionais! 

E, no final do estágio, você pode ser presenteado com um dos maiores sonhos de qualquer recém formado: a contratação! Muitas empresas contratam os estagiários já pensando em preencher vagas com profissionais iniciantes, afinal, esses jovens já estão treinados e sabem lidar com a demanda do dia a dia. 

Este é o momento que todo seu esforço e dedicação no trabalho são recompensados! Um trabalho bem-feito aumenta as suas chances de ficar com uma vaga definitiva! 

E agora? Confira a vaga de estágio ideal para você! 

via GIPHY

Instituto Euvaldo Lodi (IEL), por meio do programa nacional de estágio, oferece quinzenalmente vagas de estágio para cursos variados e por todo o Brasil. As vagas são pubicadas pela Agência de Notícias, com informações dos estados!

Relacionadas

Leia mais

Estágio com bolsas de até R$ 2,5 mil? Se liga nas vagas do IEL
4 benefícios do programa de estágio para sua empresa
5 mitos e verdades sobre o estágio

Comentários