As redes sociais estão mais vez mais presentes no cotidiano da população. Por meio delas, é possível compartilhar diversos conteúdos como fotos, textos, áudios e notícias do dia a dia. Também tem quem utilize essa tecnologia para divulgar e vender produtos. Afinal, atualmente, 62% da população brasileira estão presentes em alguma plataforma digital e 58% já buscaram serviços na internet, de acordo com relatório de tendências digitais elaborado pelas empresas We Are Social e Hootsuite.
Se você quer se atualizar para acompanhar esse universo digital, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) pode te ajudar. Entre as centenas de cursos oferecidos pela instituição, existem alguns voltados para as redes sociais e a Agência CNI de Notícias selecionou seis que você precisa conhecer. Produzir fotos com técnicas de marketing, desenvolver layouts para diversos tipos de mídia e aprender como iniciar vendas no varejo online de moda são alguns dos ensinamentos dos cursos a seguir. Confira!
1. Redes Sociais
É preciso saber quais são e como funcionam as redes sociais antes de ingressar nesse ramo e esses são os conteúdos principais desse curso. Nele você aprende como produzir conteúdos criativos para atrair mais seguidores em plataformas como: Facebook, Whatsapp e Instagram. Com aulas presenciais, o curso pode ser feito no SENAI de Goiás e do Paraná.
2. Gestão de Mídias Sociais
Nesse curso você aprende a monitorar as redes sociais, realizar planejamentos estratégicos e identificar formas alternativas de utilizar os meios de comunicação como: a lista de trasmissão do Whatsapp e os benefícios da divulgação no YouTube. É importante ter familiaridade com dispositivos móveis e as principais mídias sociais atuais, como: Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, Linkedin para ter desenvoltura nas aulas. Carga horária do curso é de 20 horas e a idade mínima exigida é de 14 anos. Mais informações no site do SENAI de Alagoas.
3. Ética Profissional das Redes Sociais da Internet
Você já parou para pensar como sua foto é vista pelos outros? O curso Ética Profissional das Redes Sociais da Internet EAD (educação a distância), de 16 horas, promove a reflexão sobre os problemas causados pela exposição negativa da imagem pessoal para milhões de pessoas ao redor do mundo. Nele são ensinadas as formas adequadas que um profissional e uma empresa devem atuar nas redes sociais.
4. Photoshop - Ferramentas para o Marketing e Mídias Sociais
Para todo mundo invejar suas fotos e você conseguir aumentar o número de seguidores em suas redes sociais, o SENAI oferece esse curso que ensina como criar layouts e ajustar imagens utilizando ferramentas como: desfoque, nitidez, filtros e efeitos do Photoshop. Além disso, você aprende como configurar e finalizar arquivos para publicar nas diferentes mídias sociais. Possuir 16 anos ou mais e ter concluído o ensino fundamental são alguns dos requisitos para se inscrever no curso. As aulas são presenciais e um dos polos que oferece é o SENAI de São Paulo.
5. Varejo de Moda Online
Esse curso é destinado a profissionais do mundo da moda, que querem vender suas roupas online. O foco principal são as ferramentas que possibilitam a abertura de uma loja virtual com baixo custo e aumento da receita com a entrada no mundo digital. Como utilizar as redes sociais para envolver e atrair mais clientes é um dos conteúdos abordados durante as aulas. O curso tem carga horária de 64 horas e pode ser feito no SENAI do Rio de Janeiro.
6. Produção de Fotos para Redes Sociais
Também voltado para o mundo da moda, esse curso ensina como criar e planejar fotos com técnicas de marketing de conteúdo online para o mercado fashion. Enquadramento, ângulo e composição da imagem são algumas das estratégias que você aprende durante as 12 horas de curso. As aulas são presenciais e podem ser assistidas no SENAI do Paraná.
MAIS: Ficou curioso e quer saber mais sobre esses cursos? Acesse a plataforma Mundo SENAI e veja essas e outras informações. Você também pode entrar em contato com a unidade SENAI do seu estado e ver os cursos disponíveis para redes sociais.