Dicas do SESI para aliviar o estresse pré-ENEM

Juntamos boas práticas que te ajudam a lidar com ansiedade e estresse antes, durante e após a prova do ENEM. Confira!

No fim do ano, a tensão acumulada de uma intensa rotina de estudos e da competição em grandes provas como Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou vestibulares abala as estruturas dos estudantes. Além disso, ainda tem aquelas decisões importantes sobre o futuro e a pressão pessoal e familiar que ultrapassam o limite saudável para alunos do ensino médio.

Confira essas 6 dicas do Serviço Social da Indústria (SESI) que podem te ajudar com o estresse e ansiedade: 

1- Reconheça os momentos em que você está nervoso ou estressado. É o primeiro passo para controlar a situação

Preste bastante atenção em você. Muitas vezes, os sintomas passam batido. Por exemplo: você está tentando resolver uma questão matemática muito difícil e suas mãos começam a suar, suas pernas ficam inquietas, você começa a roer as unhas… Isso é um quadro típico de ansiedade. Outros sintomas são tremores, tontura, boca seca, gagueira, coração acelerado, sentir-se imobilizado ou sufocado, ficar com braços rígidos e afins. Ao perceber qualquer um deles, pare e respire fundo! 

2- Busque o apoio da família, amigos e professores

É importante ter um parceiro para ajudar a atingir objetivos. Podem ser pais, familiares, amigos, professores, coordenadores pedagógicos, etc. Sabemos que as expectativas de outras pessoas e a pressão podem ser gatilhos para o estresse, então ter alguém para apoiar e estabelecer metas junto com você vai ajudá-lo a fugir da ansiedade, do estresse e do sentimento de obrigatoriedade em tirar 10.

3- Antes da prova: mantenha o corpo descansado e a mente tranquila

Alguns hábitos saudáveis ajudam a aliviar a tensão, controlar o estresse e equilibrar o estado de espírito. Anote aí alguns deles:

  • Se alimentar bem com refeições balanceadas;
  • Fazer exercício físico leve pela manhã;
  • Boas noites de sono;
  • Chás calmantes, como o de camomila e cidreira.

Na véspera da prova não vale a pena estudar. Se você insistir, pode acabar mandando um sinal errado ao seu corpo de que não está preparado o suficiente. Por isso, confie no seu desempenho. Agora é hora de relaxar e se manter positivo. Convide amigos para assistir a um filme em casa ou passe um tempo com a sua família. Tente se esquecer da prova e evite comentar sobre o assunto, por mais difícil que seja.

4- Planeje seu trajeto

Ninguém quer ser mais um “meme” de aluno atrasado que perde a prova do ENEM, certo? Então evite imprevistos e visite o local da prova antes do grande dia, principalmente se for em uma região que você não está familiarizado. Verifique os trajetos de transporte público e calcule quanto tempo leva para chegar com folga de horário. Assim, no dia você não terá nenhuma surpresa!

5- Na hora da prova

Não pense sobre os seus concorrentes. É impossível saber se quem está do seu lado se sairá melhor ou pior que você. Quando alunos começam a sair da sala, não se preocupe. Respire fundo e pense: “estou aproveitando meu tempo” e continue a prova. Isso não é uma corrida!

Gerencie seu tempo de prova e deixe as questões mais difíceis para o fim, assim, você já garantiu as respostas das questões fáceis. Se ficou em dúvida entre duas alternativas, pare e responda depois de pensar melhor na resposta. Ansiedade pode atrapalhar seu julgamento e te fazer dar uma resposta por impulso.

6- Respire fundo

Seguiu as dicas, mas ainda sente que vai ter uma crise de ansiedade a qualquer momento? Calma! Exercícios de respiração são ótimos para restabelecer a calma e dá pra fazer em qualquer lugar, de pé ou sentado (até durante a prova). Puxe o ar até ver a sua barriga se mover e expire devagar. Repita algumas vezes até se sentir melhor! 

Já sinto o cheirinho de sucesso e você? 

Relacionadas

Leia mais

Enem 2020 vai mudar para acompanhar novo ensino médio, diz ministra substituta da Educação em debate no SENAI
Já se inscreveu para o maior torneio de robótica do Brasil?
Jovem dá aulas de educação financeira para refugiados de graça

Comentários