Como o SESI contribui para aumentar a produtividade e a competitividade da indústria?

Agência CNI de Notícias apresenta as principais linhas de atuação da instituição, que completa 70 anos nesta sexta-feira (1º)

O Serviço Social da Indústria (SESI) completa 70 anos nesta sexta-feira (1º). Nesse período, tem atuado na promoção da saúde e segurança do trabalho e dos profissionais, além de oferecer educação básica e continuada de qualidade para milhões de empregados da indústria e seus familiares em todas as 27 unidades da federação. Afinal, trabalhador saudável é sinônimo de indústria produtiva e competitiva. Para marcar a data, a Agência CNI de Notícias apresenta as principais linhas de atuação do SESI que fazem a diferença para a saúde dos negócios e a vida dos trabalhadores. Confira:

1. Saúde e segurança no trabalho
Consultorias em saúde e segurança no trabalho (SST) ajudam empresas a aumentar a produtividade e reduzir custos decorrentes da ausência de seus trabalhadores. Entre os serviços prestados pelo SESI, estão cursos e treinamentos com gestores e colaboradores, avaliação do ambiente físico da empresa com identificação de situações de risco e elaboração de plano de ações com medidas para eliminar ou reduzir riscos de acidentes. Em 2015, o SESI atendeu mais de um milhão de trabalhadores em serviços de saúde e segurança.

A instituição também desenvolve parcerias para atender necessidades específicas de segmentos industriais. Um bom exemplo é a iniciativa conjunta com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que desenvolveu a série de vídeos 100% Seguro, com dicas e orientações de segurança para a indústria da construção.

2. Edital SENAI SESI de Inovação
Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o SESI apoia projetos empresariais de inovação tecnológica por meio do Edital SENAI SESI de Inovação. A iniciativa, lançada em 2004, recebeu até o ano passado 5.450 propostas. Ao todo, 686 projetos foram aprovados.

O SESI apoia especificamente a categoria de Projetos de Inovação em Saúde e Segurança no Trabalho e Promoção da Saúde, que neste ano aportará recursos da ordem de R$ 3,6 milhões. Os projetos são selecionados com base em critérios como o potencial de inovação, o valor aplicado em contrapartida ao investimento do edital e o potencial de comercialização do produto ou do processo.
Veja o vídeo.

3. Promoção da saúde
Estratégias de promoção da saúde com foco na melhoria da qualidade de vida e bem-estar do trabalhador ajudam empresas a aumentar a produtividade tanto por meio da redução de faltas ao trabalho quanto pela maior disposição das pessoas no ambiente laboral. Entre os serviços nacionalmente prestados pelo SESI está a campanha de vacinação, que em 2015 beneficiou quase um milhão de trabalhadores.

A instituição também desenvolve o Programa de Alimentação Saudável na Indústria, para promoção de práticas alimentares saudáveis entre trabalhadores e seus familiares. Em 2015, aproximadamente 180 mil pessoas foram beneficiadas pela iniciativa. Recentemente, foi lançado em 15 estados o Programa SESI de Gestão do Absenteísmo. A iniciativa envolve desde diagnóstico para entender as causas de afastamentos do trabalho a propostas de soluções, como criação e mudanças em políticas de saúde e segurança no trabalho e promoção da saúde.

4. Educação de Jovens e Adultos
Profissionais com mais escolaridade são mais autônomos, críticos e inovadores e também geram ganhos de produtividade para as empresas, tanto por proporem soluções criativas para problemas do dia a dia do trabalho quanto por cuidarem melhor de sua própria saúde e bem-estar. Há anos, o SESI realiza parcerias com milhares de empresas para promover a educação de jovens e adultos (EJA) dentro e fora das fábricas, inclusive na modalidade de educação a distância.

Em 2014, a instituição desenvolveu uma nova metodologia que identifica e reconhece conhecimentos e saberes dos alunos adquiridos ao longo da vida e constrói uma trilha de aprendizagem personalizada, adequada às expectativas e necessidades de cada pessoa, com a possibilidade de redução da carga horária do programa. Em 2015, passaram pela EJA da rede SESI mais de 170 mil pessoas.

5. Educação Continuada
Mesmo passando pela educação básica regular, trabalhadores necessitam reforçar conteúdos e aprender novas competências para se manter atualizados às demandas do mundo do trabalho. Para isso, o SESI desenvolve programas de educação continuada com foco nas necessidades específicas de cada indústria ou segmento industrial. São cursos presenciais ou a distância sobre diversos assuntos, como saúde e segurança no trabalho, reforço escolar, informática e inclusão digital, negociação, liderança, resolução de conflitos e inclusão social e diversidade.

Entre os setores industriais que mais buscam os serviços de educação continuada estão construção civil, alimentos e bebidas, mineração e petróleo e gás. Em 2015, o SESI atendeu aproximadamente 1,6 milhão de pessoas nessa modalidade educacional.

Relacionadas

Leia mais

13% dos brasileiros consideram o governo Temer ótimo ou bom, informa CNI-Ibope
Cursos do SENAI estão com matrículas abertas em todas as regiões do Brasil
4 mudanças que as empresas podem implementar rumo à Indústria 4.0

Comentários