7 dicas do IEL para você se sair bem numa entrevista online para estágio

Processos seletivos online para estágio se transformaram em uma prática comum em tempos de coronavírus. Veja como se preparar e se comportar para aumentar suas chances de conquistar uma vaga

As regras de distanciamento social têm levado empresas a repensar algumas rotinas e a adotar tecnologias para realizar processos corriqueros que, antes da pandemia do novo coronavírus, ocorriam presencialmente. Entre eles, a entrevista com o RH de uma empresa ou um recrutador, na qual o candidato buscava deixar a melhor impressão no entrevistador no “cara a cara”. Agora, essa dinâmica tem ocorrido a quilômetros de distância e pela tela do computador, o que exige cuidados adicionais do jovem candidato em busca de uma vaga de estágio.

Para ajudar futuros estagiários a se saírem bem nas entrevistas online, a Agêcia CNI de Notícias reuniu dicas do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) – que desde 2016 realiza processos seletivos pela internet – e preparou uma lista com sete atitudes e cuidados que podem fazer a diferença na disputa por uma vaga e para deixar uma boa impressão no entrevistador. Confira:

1. Escolha um lugar apropriado para a entrevista

O ambiente ideal para uma entrevista online deve ser silencioso, iluminado e, de preferência, com fundo branco. Evite deixar no enquadramento decorações que possam servir de distração para o entrevistador. Também é imprescindível não ser interrompido.

2. Teste sua conexão

Verifique a conexão da internet, o funcionamento do microfone e da câmera. Faça testes antes do encontro com o entrevistador e observe a qualidade do sinal, o volume do microfone e o posicionamento da câmera, que deve ficar direcionada para o rosto.

3. Pontualidade, sempre

Atrasar-se para uma entrevista de trabalho significa reduzir, e muito, as chances de se conseguir a sonhada vaga. Assim, a regra é a mesma para uma entrevista presencial: seja pontual, sempre.

4. Não descuide da aparência

Não estar no mesmo ambiente que o entrevistador não exime o candidato de ter cuidados com a aparência e a apresentação pessoal. Portanto, utilize uma roupa apropriada para o ambiente de trabalho mesmo sendo entrevistado remotamente. Evite cores vibrantes, decotes ou roupas que chamem muita atenção.

5. Aquela etiqueta básica

Adote atitudes diante da câmera como se estivesse em uma entrevista presencial. Cumprimente o entrevistador e mantenha um clima cordial, evitando polêmicas, comentários desfavoráveis e provocando debates que nada podem contribuir para fortalecer sua candidatura à vaga.

6. Evite distrações

Desligue o celular e evite se distrair com objetos que estejam ao redor do seu computador. Mantenha uma boa postura, passe tranquilidade e olhe no olho do entrevistador, porque essas atitudes contam pontos positivos também no ambiente virtual.

7. Não se descuide do trivial básico

Seja sincero, objetivo e convicto ao traçar suas habilidades, aptidões, vontades e ao responder as perguntas do entrevistador. Fale o idioma corretamente e não utilize gírias mesmo que o clima pareça informal diante da sua tela. Ao final agradeça a participação e se coloque à disposição para mais informações.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

Estágio com bolsas de até R$ 2,5 mil? Se liga nas vagas do IEL
Estágio, pra quê? 5 motivos para se tornar um estagiário
Guia prático para o sucesso de um estagiário

Comentários