6 ações importantes da CNI para o desenvolvimento do Brasil

Nesses 81 anos, a Confederação Nacional da Indústria já desenvolveu projetos fundamentais para o crescimento do país, como ações de educação básica e profissional, além de cursos de formação executiva. A CNI também tem ampla atuação na agenda de relações internacionais e comércio exterior

Há 81 anos a Confederação Nacional da Indústria (CNI) é a principal representante da indústria brasileira e trabalha para melhorar o ambiente de negócios e aumentar a competitividade do setor e do país. Ela coordena 27 federações de indústrias, 1.245 sindicatos e 700 mil empresas industriais em todo o Brasil. É dela a função de acompanhar e propor políticas públicas que promovam a expansão da produção industrial e o investimento das empresas.

Confira a seguir 6 ações que mostram a importância da CNI para o país: 

Linha de produção eletroeletrônicos da Semp Toshiba

1. Defende um Brasil mais competitivo

A indústria busca um ambiente com condições favoráveis ao aumento da produção e do emprego. A estabilidade econômica, a eficiência do Estado, a segurança jurídica, a redução da burocracia e uma maior integração às cadeias globais de valor são prioridades na agenda da CNI. Em 2018, a entidade entregou, aos candidatos à Presidência da República, 43 documentos elaborados com base no Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022, para construir, nos próximos quatro anos, uma economia mais produtiva.

2. Busca a modernização das relações do trabalho

Trabalha com os poderes públicos para encontrar formas de produção mais justas para o trabalhador e que penalizem menos o setor produtivo. Para a indústria, é fundamental combinar a proteção do trabalhador com a competitividade das empresas. A CNI defende relações mais modernas, que contemplem a redução da burocracia e o aumento da segurança jurídica.

Por meio dos cursos técnicos, jovens viajam para representar o Brasil na maior competição de profissões do mundo, a WorldSkills

3. Investe em educação básica e profissional

Por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), do Serviço Social da Indústia (SESI) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), desenvolve ações de educação básica e profissional, além de cursos de formação executiva. Essas ações formam profissionais competentes para a indústria e oferecem oportunidades de qualificação técnica que facilitam a inserção dos brasileiros no mercado de trabalho.

4. Trabalha para reduzir o custo Brasil

O Brasil está entre os líderes dos rankings de maiores custos em energia, transporte e tributação. A CNI trabalha junto aos poderes públicos para minimizar o custo e, com isso, aumentar a produção e gerar mais emprego no país.

Implantação das praças de pedágio da Via 040 (Brasília - Rio de Janeiro).

5. Ajuda a melhorar a infraestrutura do país

A CNI desenvolve estudos para diagnosticar os principais gargalos na infraestrutura das regiões brasileiras e apontar as medidas necessárias. A instituição defende o aumento da participação da iniciativa privada nas obras de infraestrutura, além da melhoria na qualidade das licitações e definição de instrumentos para não paralisar as obras.

6. Produz e divulga estatísticas essenciais na tomada de decisões 

Os indicadores divulgados pela Confederação ajudam os empresários a tomarem decisões, como a de aumentar a produção ou os investimentos, por exemplo. Entre as estatísticas produzidas, está a evolução mensal da atividade industrial, a sondagem com o sentimento do empresário em relação à evolução futura da indústria e as perspectivas da população.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: CNI - Há 81 anos trabalhando pelo futuro da indústria
CNI e Sebrae realizam evento para apresentar 30 casos de sucesso em inovação
CNI realiza encontro para debater oportunidades em economia circular

Comentários