4 dicas para empresas que querem exportar

Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) ajuda empresas a se preparar para a exportação. Confira os primeiros passos da internacionalização

No processo de internacionalização, estudos, pesquisas e uma assessoria adequada ajudam a definir os mercados adequados para cada produto

A internacionalização não é uma tarefa fácil, mas os empresários podem ter sucesso se buscarem boas orientações. Ajudar a construir a estratégia e consolidar a atuação de empresas brasileiras no exterior é o maior objetivo da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Além disso, de acordo com o Perfil das Empresas Exportadoras Brasileiras de 2018, médias, micro e pequenas empresas são responsáveis por 77% das exportações. Ou seja, não se trata de porte, mas de preparação, planejamento e profissionalismo.

Por isso, neste Dia do Exportador – comemorado em 28 de janeiro –, a Agência CNI de Notícias trouxe 4 dicas fundamentais para quem deseja internacionalizar a empresa. Confira!

1. Se informe

Estudos, pesquisas e uma assessoria adequada ajudam a definir os mercados para cada produto. Cada país tem regras específicas para exportação e é preciso conhecê-las antes de iniciar a operação. A apuração de informações estratégicas sobre potenciais parceiros ou concorrentes também é necessária. Feiras e missões internacionais ajudam muito nesta etapa.

2. Defina as condições de venda e a logística

Essa etapa é importante para estabelecer o preço do produto. A sua empresa precisa escolher o meio de transporte para despachar a venda, analisar o tempo de entrega, as condições de pagamento internacional, a quantidade mínima de venda, bem como o seguro e os impostos cobrados no destino. Com isso em mente, você pode definir variações de preços a depender das condições.

3. Exercite sua habilidade de negociação

É importante pesquisar potenciais clientes e participar de encontros de negócios no Brasil e no exterior. Nem sempre as melhores condições para você atendem aos interesses do importador, por isso é importante ajustar as propostas a cada situação. A negociação certamente será mais bem sucedida se você tiver mais informações sobre o mercado onde quer atuar, como hábitos de consumo, preço final, canais de distribuição.

4. Seja claro e aproveite os acordos comerciais

É fundamental formalizar o contrato com todas as condições acordadas - volume, prazo, descrição do produto, responsabilidades mútuas - para diminuir riscos. A CNI, por meio de todas as federações de indústria oferece o Certificado de Origem Digital (COD), um documento que garante benefícios tarifários aos produtos nos países com os quais o Brasil tem acordo comercial e pode funcionar como um diferencial de mercado nos demais.

Cursos on-line sobre exportação estão com desconto

Se você tem interesse em conquistar o comércio exterior, pode contar com os Centros Internacionais de Negócios, instalados nas federações das indústrias, que oferecem cursos de capacitação e seminários, além de consultoria e mentoria focados em exportação.

A série Quero Exportar, por exemplo, ensina desde o básico, para quem está começando no processo de internacionalização, até temas mais avançados como precificação e adequação de embalagens. Os três cursos estão com 20% de desconto até o dia 31 de janeiro. Aproveite!

A CNI oferece também uma série de serviços para as empresas que já iniciaram a jornada de internacionalização. Entre eles, o COD, que garante a produtos brasileiros benefícios tarifários em diversos países e o ATA Carnet, uma espécie de passaporte aduaneiro internacional que permite a exportação e a importação temporária de bens para mais de 75 países.

Conheça outros temas da indústria: Indústria 4.0Reforma TributáriaComércio ExteriorPolítica IndustrialInfraestruturaSaneamento BásicoBioeconomiaEconomia

Relacionadas

Leia mais

Custo da indústria subiu 8,6% com alta no preço de insumos e matérias-primas
Capital de giro: o que é, para que serve e como calcular
Deu pano para manga: SENAI e Embrapa criam embalagem verde para exportação da fruta

Comentários