Um novo conceito de formação educacional 

No terceiro vídeo da série Uma Escola de Referência, vamos entender quais são as ferramentas educacionais necessárias pra tirar do papel a proposta inovadora de ensino do SESI 

Um novo conceito de formação educacional 

No terceiro vídeo da série Uma Escola de Referência, vamos entender quais são as ferramentas educacionais necessárias pra tirar do papel a proposta inovadora de ensino do SESI 

Vimos que nas Escolas SESI de Referência os alunos são protagonistas no processo de aprendizagem, enquanto os professores são mediadores da educação. Esse modelo permite que os estudantes sejam mais autônomos e responsáveis pelo seu próprio aprendizado, além de estarem mais preparados para o mercado de trabalho, que exige profissionais proativos e com competências que vão além da capacidade técnica. 

Muito bem, mas como chegar lá? Quais são as ferramentas necessárias para alcançar esses objetivos? 

 

São cinco os eixos principais que norteiam a Escola SESI de Referência. Vem comigo conhecer alguns deles! 

Tudo junto e misturado!  

Pra início de conversa, nas Escolas SESI de Referência, a palavra de ordem é interdisciplinaridade, ou seja, os assuntos se misturam e o aprendizado fica mais completo, com contexto e aplicação prática.  

Uma aula de ciências sobre fermentação, por exemplo, vai muito além de ensinar esse fenômeno químico. Os alunos podem aprender linguística, matemática, microbiologia e, por que não, história? Afinal, o pão – obtido a partir da fermentação natural – é um dos alimentos mais antigos do mundo, não é mesmo? 

Pra completar, que tal dar essa aula em uma cozinha? Assim, os alunos podem, literalmente, colocar a mão na massa. 

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A estudante Ingrid Neves, do 1º ano do ensino médio da Escola SESI de Corumbá (MS), resume o resultado das aulas interdisciplinares. 

“A gente tem essa vivência e não só aquele conteúdo maçante. E essa questão da experiência, de poder ver aquilo na prática. Você se desprende um pouco daquilo que é o clássico, né? Aquele ensino básico, vamos dizer assim, e você também desperta esse olhar empreendedor e vai atrás do assunto. Não é só aquilo preso entre o professor explicar a matéria e você entender”, conta. 

Livros e tecnologias que você só encontra aqui 

Outra ferramenta que torna possível a Escola SESI de Referência é o material didático da Rede, que é autoral e colaborativo, ou seja, é elaborado pelos próprios professores e está em constante revisão. O banco de questões para provas e simulados também é exclusivo da rede, ajudando a compor uma metodologia de ensino única. 

 
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Além disso, os professores buscam oferecer notebooks, tablets e jogos educativos, entre outras tecnologias, para ajudar os alunos a aprender de forma lúdica e fixar o conteúdo de forma mais natural, criando conexões. 

Na Escola SESI de Vitória (ES), os alunos do ensino médio já estudam com um notebook pra cada. A professora de Português e Redação Andressa Barros, fala de um dos diferenciais de ensinar com a ajuda dos computadores. 

“As tarefas e os desafios que a gente vai promover em sala de aula vão ser cada vez mais tecnológicas e isso chama muito o aluno pra perto da gente. Esse interesse é despertado neles”, resume. 

Algumas salas de aula contam ainda com quadros interativos, como na escola de São José dos Pinhais (PR).

Algumas salas de aula contam ainda com quadros interativos, como na escola de São José dos Pinhais (PR).

A queridinha dos alunos  

E como não falar da ferramenta educacional mais querida dos alunos? A robótica é um assunto a parte no coração dos estudantes do SESI. 

Em algumas unidades o primeiro contato com robôs começa já no ensino fundamental, com noções básicas de programação e manuseio de peças de Lego para montar os primeiros protótipos. Mas é no ensino médio que os estudantes podem entrar de vez nesse mundo “robotiquer” e participar das competições regionais, nacionais e internacionais nas diferentes categorias criadas pela FIRST – organização sem fins lucrativos que coordena e norteia os torneios de robótica no mundo todo. 

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Senso de responsabilidade, valores, trabalho em equipe, programação, meritocracia são apenas algumas das habilidades que os alunos desenvolvem quando decidem participar do mundo da robótica. 

O Guilherme Beckman, do 1º ano do ensino médio da Escola SESI de Corumbá (MS), participa da equipe de robótica desde o ensino fundamental e conta que a atividade o ajudou até a definir o que quer ser quando terminar a escola. 

 

“Com certeza ela muda o rumo de como eu vejo o futuro, a minha vida, porque além de eu ter contato justamente com projetos de pesquisa, com engenharia, com aqueles robôs enormes fazendo missões, eu fico extremamente instigado. Então ela muda assim muito o rumo da minha vida, inclusive define a carreira que eu quero seguir, que é a engenharia mecatrônica”, diz. 

Os maestros da orquestra  

Pra orquestrar todas essas ferramentas, os professores precisam estar familiarizados com tanta novidade tecnológica e tantos alunos autônomos, além de gestores alinhados com os objetivos da escola e sensíveis às demandas de toda a comunidade escolar: desde os funcionários até os pais. 

Pra encarar esse enorme desafio, a rede conta com centros de formação especializados, como explica o diretor de operações do SESI, Paulo Mol. 

 

“Todos os administradores de escola passam por um programa de gestão, para que possam trabalhar todas as questões voltadas à liderança da sua comunidade, da localidade, porque a escola pousa num determinado local. Então você precisa ter uma boa relação com a localidade onde você se insere.” 

Nos Centros de Formação em Educação, presentes em Brasília e em 24 núcleos regionais, os professores recebem capacitação e aperfeiçoamento para usar todas as ferramentas educacionais disponibilizadas pelo SESI. Por meio da iniciativa, os docentes também entendem qual é a importância de cada aparato para o aprendizado do aluno e alinham a metodologia de ensino.

Nos Centros de Formação em Educação, presentes em Brasília e em 24 núcleos regionais, os professores recebem capacitação e aperfeiçoamento para usar todas as ferramentas educacionais disponibilizadas pelo SESI. Por meio da iniciativa os docentes também entendem qual é a importância de cada aparato para o aprendizado do aluno e alinham a metodologia de ensino.

Tem mais!   

Outras bases importantes que compõe esse novo conceito de formação educacional são a infraestrutura das escolas e o Novo Ensino Médio, mas esses são assuntos para o nosso próximo encontro. Até lá! 

 

 

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