Entrevista com Otiniel Barbosa, presidente do SINDICER/PE

Entrevista com o presidente do Sindicato da Indústria de Cerâmica para a Construção no Estado de Pernambuco (SINDICER/PE) é marco inaugural do espaço criado no Boletim do PDA para destacar boas práticas de sindicatos empresariais

A partir deste mês, o Boletim do PDA abre espaço para destacar algumas boas práticas de sindicatos empresariais da indústria.

Para inaugurar esse espaço, o Portal da Indústria conversou com o presidente do Sindicato da Indústria de Cerâmica para a Construção no Estado de Pernambuco (SINDICER/PE), Otiniel Barbosa. A seguir, você confere o resultado dessa conversa:

PORTAL DA INDÚSTRIA - Que desafios o SINDICER/PE enfrenta hoje em dia para atrair empresários e os manter associados e engajados nas causas do setor?

Otiniel Barbosa - A região Nordeste não possui vocação histórica para o associativismo, portanto os desafios são enormes. Com objetivo de aumentar o número de associados, o SINDICER vem desenvolvendo políticas de adesão e melhoria na qualidade do atendimento às empresas.

Entre novembro de 2012 a novembro de 2013, através de uma comissão formada no sindicato, trabalhamos pela revisão e atualização da pauta dos produtos cerâmicos, junto à Secretaria da Fazenda Estadual. A ação foi considerada um avanço pelas empresas associadas.

Além disso, foi criado um grupo de trabalho entre o SINDICER, o Governo do Estado e a Secretaria de Desenvolvimento para discutir e avançar ainda mais na dissolução dos gargalos ao desenvolvimento do setor. O grupo se tornou um canal importante de comunicação entre o setor e o governo para o debate das demandas dos produtores de cerâmica de Pernambuco. Além dos empresários, instituições financeiras, educacionais, de pesquisa foram ouvidas e deram suas contribuições. O resultado deste trabalho encontra-se em apostila compilada pela Universidade Federal de Pernambuco.

O SINDICER também trabalha para capacitar empresários e colaboradores, por meio de convênios anuais firmados como SEBRAE e da participação em missões de nível nacional como o Encontro Anual da Indústria de Cerâmica Vermelha - promovido pela ANICER  - e o Encontro Anual da Indústria Cerâmica da Região Nordeste.

Também temos a política de comemorar as datas importantes para o setor, como o Dia do Ceramista, o aniversário do associado e o Dia Internacional da Mulher.

PORTAL DA INDÚSTRIA – O SINDICER/PE realizou recentemente algumas importantes ações de defesa de interesses, como a realização do Fórum de Sustentabilidade do Setor Cerâmico, a discussão de mudanças nas normas de desempenho dos produtos cerâmicos com a ABNT/ANICER e do processo de conformidade com INMETRO/IPEM. Como o senhor avalia os resultados dessas ações?

Otiniel Barbosa - A avaliação é positiva. Eventos como estes trazem resultados muito interessantes. Percebemos o aumento do número de associados e, ao mesmo tempo, conseguimos discutir e minimizar os principais problemas que atingem as empresas do setor, sobretudo as de micro e pequeno porte, que estão mais vulneráveis ao ambiente de negócios brasileiro.

PORTAL DA INDÚSTRIA – Além de representar os interesses do setor, que outros benefícios o SINDICER/PE oferece às empresas do setor?

Otiniel Barbosa - Além da representação, o Sindicato busca estar presente na vida dos associados, seja nas comemorações especiais, seja na busca permanente de soluções de seus problemas, seja na  busca de novos parceiros para encaminhar as demandas do setor.

PORTAL DA INDÚSTRIA – Quais foram as principais conquistas do SINDICER desde que o senhor assumiu o sindicato? Quais são as prioridades para o próximo ano?

Otiniel Barbosa - Neste período conseguimos aumentar o número de associados, melhoramos a qualidade da capacitação dos empresários e colaboradores, aprimoramos a capacidade de articulação com importantes órgãos como o Sebrae, a FIEPE, a CNI, o Sistema "S" em geral e com o Governo estadual. Tudo isso ajudou a resgatar a credibilidade do sindicato com os empresários locais.

Avançamos bem, mas é preciso buscar mais. Com o mercado oscilante, o desafio é manter a qualidade das ações promovidas pelo SINDICER. Queremos manter acesa a filosofia associativa no estado para captar novos membros.

Vamos sempre buscar novas soluções para as dificuldades do mercado e assessorar as empresas a superar esse obstáculo. Para isso, é preciso estar atento às ações promovidas pelos nossos maiores parceiros - FIEPE, CNI e Sebrae.

Para mais informações, entre em contato com o SINDICER pelo e-mail  sindicer@fiepe.org.br ou escreva para pda@cni.org.br.

Relacionadas

Leia mais

Presidente do Sindicer/PB aposta em projetos sustentáveis e na união empresarial para superar a crise
Presidentes de sindicatos de Minas discutem como atrair e manter associados

Comentários