Investimentos em infraestrutura, mais crédito e menos burocracia são a chave para aumentar as exportações, diz presidente da GE

Geraldo Peralta aceitou o convite da CNI para presidir o Fórum da Competitividade das Exportações com o objetivo de buscar soluções para o comércio exterior brasileiro

Gilberto Peralta

No comando do maior exportador de serviços do Brasil, a General Electric (GE), o engenheiro Gilberto Peralta explica que exportar é fundamental para a indústria brasileira, principalmente nesse momento de crise. No entanto, o que tem se observado é uma redução constante das vendas brasileiras, principalmente de manufaturas. Nos últimos cinco anos, as exportações apresentaram sucessivas quedas, acumulando uma redução de 25% entre 2011 e 2015. E, no ano passado, registrou o pior cenário dos últimos dez anos, com retração de 21%.

Para ajudar a resolver esse problema, Gilberto Peralta aceitou o convite da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para presidir o Fórum da Competitividade das Exportações (FCE). O Fórum é um instrumento único para que grandes exportadoras, independente do setor ou origem do capital, possam levantar e propor políticas públicas para reduzir os entraves ao comércio exterior brasileiro.

No Brasil, a GE mantém operações nas áreas de óleo e gás, aviação, energia elétrica, transportes de carga, saneamento e saúde que representam 50% dos negócios da companhia na América Latina. O mercado brasileiro é o terceiro da GE no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Nessa entrevista para a Agência CNI de Notícias, Peralta fala do trabalho que será feito no Fórum, traça um diagnóstico dos obstáculos enfrentados pelos exportadores e apresenta soluções para o Brasil superar a crise. Acompanhe.

Leia a íntegra da entrevista aqui .

Relacionadas

Leia mais

CNI representará indústria brasileira em cúpula internacional sobre o futuro da manufatura, em Abu Dhabi
8 ações da CNI para aumentar a competitividade da indústria brasileira
Crise econômica reduz competitividade das empresas brasileiras

Comentários