Agenda para o Brasil no pós-pandemia

Em artigo publicado nesta quarta-feira (17), no jornal Folha de S. Paulo, o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, afirma que ampliar investimentos públicos e privados é fundamental na reconstrução

Ainda é cedo para vislumbrarmos todas as transformações que a Covid-19 promoverá na produção, no trabalho, no comércio, nas políticas públicas e até mesmo nas relações sociais. Entretanto, há sinais claros de que a crise atual acelerará mudanças que estavam em curso e terá impacto em todas as dimensões das nossas vidas. Isso exigirá a construção de uma nova agenda para o Brasil, sintonizada com as tendências, as oportunidades e as ameaças do pós-pandemia.

No cenário externo, a forte recessão mundial, só comparável à Grande Depressão de 1929, e as medidas destinadas a minimizar os efeitos do vírus podem resultar em iniciativas antiglobalizantes e protecionistas. Com a retração do comércio e o acirramento da concorrência, há a possibilidade de muitos países adotarem medidas agressivas em defesa de seus mercados, empresas e empregos. 

Por isso, o Brasil precisa rever a sua estratégia de inserção no mercado global, buscando resguardar os interesses nacionais e reforçar o combate às práticas desleais do comércio internacional. É hora de sermos pragmáticos e investirmos no fechamento de acordos comerciais equilibrados, que resultem em ganhos econômicos e estabeleçam condições e prazos compatíveis à adaptação do setor produtivo ao novo ambiente de concorrência.

Agenda inclui problemas que o país não superou

A nova agenda brasileira também deve enfrentar antigos problemas que oneram as empresas e reduzem a capacidade de o país concorrer no mercado externo e atrair investimentos. Estudo recente elaborado pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), em parceria com o Ministério da Economia, revelou que, por ano, o chamado “Custo Brasil” consome das empresas aproximadamente R$ 1,5 trilhão, o equivalente a 22% do PIB nacional. 

Este é o retrato das dificuldades que os empreendedores brasileiros enfrentam no dia a dia, como a complexidade do sistema tributário, o excesso de burocracia, as deficiências na infraestrutura e a falta de segurança jurídica. Para se ter uma ideia,  de acordo com o estudo, a complexa carga tributária faz com que o país tenha o pior desempenho do mundo quando o assunto é o tempo necessário para se pagar todos os impostos: 1.501 horas ao ano –  um total quase dez vezes superior à média registrada nos países que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que é de 161 horas. 

Além disso, o ambiente mais competitivo do pós-pandemia exigirá vigorosos estímulos à ciência e à inovação. Antes do choque do coronavírus, o avanço da tecnologia e do conhecimento já provocavam mudanças substanciais nos processos produtivos. A automação combinada com a digitalização na atividade industrial aumenta a eficiência nas linhas de produção, reduz custos, permite a customização, facilita a criação de produtos e de novos modelos de negócios. 

A Quarta Revolução Industrial ganhará velocidade, elevando risco de ampliação da desafagem tecnológica do Brasil

As tecnologias disruptivas, base da Quarta Revolução Industrial, prosseguirão agora com maior velocidade, a partir da crescente conectividade proporcionada pelas redes 5G, da capacidade de processamento e análise de dados e da inteligência artificial. Essas e outras novidades que surgirão elevam o risco de ampliação da defasagem tecnológica do Brasil frente aos seus principais concorrentes externos e, por consequência, da perda de importantes fatias de mercado. A falta de equipamentos nacionais para enfrentar a pandemia da Covid-19 – como respiradores, testes rápidos e até máscaras – demonstrou, da forma mais dramática, a dimensão da dependência do país nessa área em relação a outras nações. 

Ampliar investimentos públicos e privados em pesquisa, ciência e inovação precisa estar no centro da agenda de reconstrução da economia brasileira. O desenvolvimento tecnológico – combinado com reformas estruturais e ações robustas voltadas ao aumento da produtividade e da competitividade – é crucial para o fortalecimento da indústria nacional e, também, para que o Brasil possa superar de forma mais rápida a atual crise, conseguindo se ajustar ao que se convencionou chamar de “novo normal”.

O artigo foi publicado no jornal Folha de S. Paulo, nesta quarta-feira (17).

REPRODUÇÃO DO ARTIGO - Os artigos publicados pela Agência CNI de Notícias têm entre 4 e 5 mil caracteres e podem ser reproduzidos na íntegra ou parcialmente, desde que a fonte seja citada. Possíveis alterações para veiculação devem ser consultadas, previamente, pelo e-mail [email protected]. As opiniões aqui veiculadas são de responsabilidade do autor. 

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

Saiba como obter a linha BNDES Crédito Cadeias Produtivas
VÍDEO: Empresa adapta produção e cresce na pandemia
A indústria contra o coronavírus

Comentários