O impacto da Inteligência Artificial na indústria

Em artigo publicado na Revista Indústria Brasileira, o CEO da Innovision, Renato Grau, afirma que o uso da tecnologia inteligente permite a criação de ambientes de aprendizagem

A Inteligência Artificial (IA) está transformando a indústria brasileira, como pode ser visto na Petrobras, que desenvolveu um sistema de análise de dados para prever falhas e aumentar a segurança na exploração de petróleo e gás, na Embraer, que utiliza uma plataforma de simulação capaz de gerar cenários e validar projetos de aeronaves, e na Natura, que usa IA em um sistema de recomendação e chatbot para interagir com os clientes. Esses são apenas alguns exemplos, mas a IA está presente em diversos setores industriais no Brasil e tende a ser cada vez mais importante para o desenvolvimento do país.

Um impacto ainda maior, não só na indústria mas em todo o futuro do trabalho, independentemente do setor, virá da combinação de Tecnologia Inteligente, Inteligência Artificial, Robótica e Algoritmos, conhecida pela sigla STARA.

O uso de Tecnologia Inteligente, como comunicação sem fio e sensoriamento inteligente, permite a criação de ambientes de aprendizagem inteligentes que melhoram a qualidade de vida dos usuários. No entanto, essas mudanças tecnológicas também apresentam desafios, como a necessidade de lidar com alterações que afetam a concentração e a produtividade dos colaboradores.


A Inteligência Artificial desempenha um papel fundamental ao utilizar dados e algoritmos para imitar o processo de aprendizagem humano. Isso permite que as pessoas dediquem mais tempo ao pensamento criativo e à tomada de decisões, o que vejo como uma das grandes oportunidades para o ser humano exercitar o melhor de suas qualidades.


A Robótica, por sua vez, está se tornando mais autônoma e integrada às equipes humano-robô, levantando preocupações naturais sobre a substituição de empregos. É necessário equilíbrio na integração entre humanos e robôs, garantindo confiança e adaptabilidade na atribuição de poder, mas aqui vejo a grande oportunidade de as máquinas exercerem o seu melhor.

Os algoritmos desempenham um papel importante nas recomendações feitas em plataformas de todos os tipos, incluindo recrutamento e negociação. As mudanças trazidas por essa tecnologia têm consequências profundas em termos de equidade e eficiência no mercado de trabalho.

Em suma, o STARA representa uma combinação de elementos tecnológicos que moldarão o futuro do trabalho. Organizações de todos os setores, governos, lideranças e indivíduos devem se preparar para uma ampla gama de resultados e compreender como utilizar essas tecnologias de forma ética e equitativa.

*Renato Grau é CEO da Innovision e fundador da TrenDs News.

O artigo foi publicado na Revista Indústria Brasileira.

REPRODUÇÃO DO ARTIGO - Os artigos publicados pela Agência de Notícias da Indústria têm entre 4 e 5 mil caracteres e podem ser reproduzidos na íntegra ou parcialmente, desde que a fonte seja citada. Possíveis alterações para veiculação devem ser consultadas, previamente.

Leia mais

Inteligência artificial concilia conhecimento humano e tecnológico em sala de aula
O mundo não está preparado para a inteligência artificial
Inteligência artificial auxilia correção de mais de 297 mil redações na rede SESI

Comentários