Especialista em mercado de trabalho destaca alta empregabilidade e bons rendimentos de profissionais formados pelo SENAI

Em artigo publicado nesta sexta-feira (05) no Correio Braziliense, José Pastore afirma que um em cada dois alunos egressos do SENAI e outras entidades do Sistema S encontram trabalho rapidamente e têm rendimentos 37% mais altos do que aqueles que fizeram cursos promovidos pelo Ministério do Trabalho

Fiquei animado ao ver o governo incluir a formação profissional e o incentivo às inovações da economia 4.0 no pacote de medidas para destravar a economia e gerar emprego anunciado pelo Ministério da Economia. Nunca é demais enfatizar a importância da formação profissional na elevação da produtividade da economia brasileira. Paul Krugman, Prêmio Nobel de economia (2008) diz que, "para o crescimento econômico, a produtividade não é tudo, mas é quase tudo". É razoável dizer-se que, para a produtividade, a formação profissional não é tudo, mas é quase tudo.

A produtividade no Brasil está estagnada há vários anos. Costumo dizer que a curva horizontal e estável da produtividade brasileira se assemelha a um eletrocardiograma de morto. Jorge Arbache indica que, entre 1980 e 2013, a produtividade dos chineses cresceu quase 900% enquanto que a dos brasileiros aumentou apenas 6%. Uma das principais causas é a baixa qualidade da educação.

Mesmo nos dias atuais em que se amarga uma taxa de desemprego de mais de 12%, muitas empresas encontram dificuldades para contratar profissionais capazes de atender as suas necessidades. Para ter competência profissional, não basta entrar na escola. É preciso apreender. E o aprendizado depende do aluno, da qualidade das escolas e de bons professores.

Dados do Ministério da Economia indicam que dos jovens que passaram pelos cursos de formação profissional promovidos pelo então Ministério do Trabalho, apenas um conseguiu emprego -- triste. Bem diferente, felizmente, são os dados das escolas do Senac, Senai e de outras do Sistema S, nas quais mais de 50% dos egressos conseguem trabalho rapidamente. Seus rendimentos são, em média, 37% mais altos do que os dos que não passaram por cursos de formação profissional. É claro: as empresas pagam mais, porque a sua produtividade é mais alta. Isso aumenta sua competitividade, suas vendas e seus investimentos que, em última análise, criam empregos.

Alunos de escolas do Sistema S, entre eles SENAI e SENAC, conseguem trabalho rapidamente e recebem 37% a mais do que quem não passou por cursos de formação profissional

Por isso, a iniciativa do governo em apoiar a formação profissional tem de ser aplaudida. O mesmo vale para os incentivos à expansão da economia 4.0. A adoção das novas tecnologias é uma necessidade para as empresas brasileiras poderem reduzir custos para os produtores e preços para os consumidores -- além de melhorar a qualidade dos bens e serviços. Os técnicos do Ministério da Economia sabem que a modernização tecnológica demanda qualificação e requalificação constantes. Daí o acertado acoplamento da economia 4.0 com os programas de formação profissional.

Além das habilidades cognitivas, a economia 4.0 exige um bom domínio das habilidades socioemocionais -- liderança, facilidade de comunicação, capacidade para trabalhar em grupo e cultivo da ética no trabalho.

Nas minhas andanças pelas escolas de formação profissional ao longo de 50 anos de pesquisa observei um cultivo deliberado desses valores nas escolas do Sistema S. Penso ser isso reflexo das atitudes e condutas dos empresários que administram tais escolas. É isso mesmo. Nunca vi uma empresa bem-sucedida, onde há sujeira, desleixo, indisciplina, desrespeito e maus-tratos de trabalhadores. Isso faz parte da boa formação profissional e é especialmente relevante na formação dos jovens millennials que valorizam uma boa qualidade de vida, um relacionamento prazeroso e um elevado respeito humano nos ambientes de trabalho.

Formação profissional envolve tudo isso. Penso que os empresários devem apoiar e colaborar com o governo nessa importante cruzada de estimular inovações e intensificar a formação profissional para destravar a economia, estimular investimentos e começar a gerar empregos em grande quantidade.

REPRODUÇÃO DO ARTIGO - Os artigos publicados pela Agência CNI de Notícias têm entre 4 e 5 mil caracteres e podem ser reproduzidos na íntegra ou parcialmente, desde que a fonte seja citada. Possíveis alterações para veiculação devem ser consultadas, previamente, pelo e-mail [email protected]. As opiniões aqui veiculadas são de responsabilidade do autor.

Relacionadas

Leia mais

Alunos do SESI do Mato Grosso do Sul apresentam projetos inovadores na OC2018
Alunos de robótica aprendem habilidades para atuar em qualquer área que escolherem, diz representante da NASA
Exposição no Congresso Nacional destaca produtos inovadores desenvolvidos no SESI e no SENAI

Comentários