O papel das marcas no enfrentamento da crise climática

Em entrevista para a Revista Indústria Brasileira, Giovanna Meneghel, CEO e cofundadora da Nude, explica que temos um curto período de tempo para atingir as metas de mitigação climática

Temos um curto período de tempo para atingir as metas de mitigação climática necessárias à manutenção da temperatura do planeta dentro dos limites estabelecidos no Acordo de Paris, de modo que os danos do aquecimento global não sejam irreversíveis. Fazemos parte da primeira geração a sentir a temperatura subindo rapidamente e da última que pode encontrar formas de lidar com esse cenário. 

O sistema alimentar representa um terço das emissões globais de gases de efeito estufa, sendo o Brasil o sexto país que mais emite, com 3,2% do total mundial. Entretanto, muitas pessoas não sabem disso, pois pouco se fala sobre o impacto ambiental da cadeia de produção. 

A Nude é uma foodtech que nasceu em 2020, no meio da pandemia, e sabíamos que o nosso compromisso era repensar algumas estruturas. Por isso, planejamos o nosso negócio de forma eficiente desde o início.

A base de nossos produtos é a aveia. Escolhemos esse grão porque, com ele, conseguimos criar bebidas versáteis e saborosas. Além disso, trata-se de uma cultura mais sustentável e ecológica, já que sua produção exige menos água e espaço no campo e emite menos gases de efeito estufa – fatores que contribuem para uma menor pegada de carbono quando comparada aos laticínios. Acreditamos que a inovação na alimentação está atrelada ao impacto que causamos no meio ambiente. 

Rastreamos, em detalhes, as emissões de cada ingrediente e da etapa de produção. Com isso, multiplicamos a projeção de vendas dos próximos anos, neutralizamos o carbono equivalente gerado e, por fim, estampamos esse número no rótulo das nossas embalagens. Dessa forma, fornecemos transparência e saímos de uma discussão sobre números genéricos, partindo para amostras reais.

Fomos os primeiros da América Latina a falar sobre isso, o que gerou um movimento de outras marcas no Brasil, tendo elas começado a divulgar os dados da pegada de carbono dos seus produtos e serviços. Do ponto de vista da sustentabilidade, é ótimo, pois permite que o consumidor conheça e quantifique a responsabilidade ambiental das marcas que escolhe comprar. 

Estruturar uma empresa endereçando aspectos sociais e ambientais é um objetivo grandioso, mas entendemos que é nossa responsabilidade como marca de alimentos. Acreditamos que, por meio do nosso trabalho de conscientização dos consumidores e da indústria sobre a relação da produção com as mudanças climáticas, possibilitamos uma mudança real nos processos. Tentar equilibrar nossa pegada no mundo é o que podemos fazer agora, e o plano de inovação para o futuro é reduzir ainda mais o impacto ao meio ambiente.

Giovanna Meneghel é CEO e cofundadora da Nude.

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