SESI melhora a qualidade de vida de trabalhadores em todo Brasil

Representantes de indústrias de cada região do país revelam a importância do SESI para as empresas e as consequências para os funcionários

Serviço Social da Indústria (SESI) atendeu mais de um milhão de trabalhadores em ações de saúde e segurança no trabalho em 2015. A instituição também possui 750 escolas que oferecem cursos de educação básica e continuada para desenvolver as competências técnicas e humanas dos integrantes do Sistema Indústria. Ao completar 70 anos de atuação, o SESI se destaca como um importante parceiro dos empresários e trabalhadores para estimular a competitivade brasileira. A Agência CNI de Notícias conversou com representantes de organizações das cinco regiões do país. Eles falaram sobre a importância do SESI dentro das empresas. Confira:

Fernando Ricci - diretor-geral da Termo Norte Energia
"Tudo que o SESI nos disponibiliza de benefícios para a indústria nós usamos, principalmente na área de meio ambiente, saúde e segurança. Como por exemplo, os programas de suporte nutricional e campanhas de conscientização e vacinação. Por causa destas práticas, não temos ninguém afastado para tratamento médico nem impedido de trabalhar por motivo de saúde. Isto é o que importa para a gente."

Silvio Rangel - assessor da Diretoria da Usina Barralcool
"Nossa parceria com o SESI começou em um momento ideal, em que as legislações de Normas de Segurança (NRs) entravam em vigor. O SESI nos ajudou a colocar todas essas normas em dia e em prática. Além disso, em três anos, a instituição já fez mais de 1.100 tratamentos odontológicos aqui. A partir do momento que você pensa na saúde e segurança do trabalhador, eles trabalham com mais segurança e, consequentemente, com mais mais resultados."

Mychelle Sarah - sócia-proprietária da BMA Ambiental
"O acesso ao conhecimento é importante porque assim conseguimos identificar fatores que podem melhorar nossos processos e também podemos inovar e causar mudanças positivas. Nossos funcionários que participam da educação continuada, palestras ou dos grupos de estudos promovidas pelo SESI, ficam muito mais envolvidos e trazem melhorias para dentro da empresa."

Stefania Cândido - gerente de Recursos Humanos da M. Dias Branco
"Com a parceria do SESI, a M. Dias Branco conseguiu trazer a educação básica para seus trabalhadores. Por ano, no mínimo 120 pessoas terminam o ensino básico e médio dentro da própria empresa. Isso afeta a organização diretamente porque um trabalhador melhor capacitado está mais preparado para enfrentar os desafios e realizar as suas atividades de forma mais produtiva."

Sandra Cantagalli - diretora industrial da Crivialli Brasil
"A empresa já era organizada e estruturada antes do SESI, porém, precisávamos de um parceiro para nos fornecer uma gama de serviços com garantia de qualidade. Hoje nós temos o Programa de Empresa Saudável, que nos orientou para promovermos mudanças importantes na alimentação dos colaboradores e sobre saúde e diversos programas e consultorias que proporcionam mais qualidade de vida, além de otimizar nossa produtividade."

Relacionadas

Leia mais

Projeto do SESI Amapá orienta alunos para a escolha profissional
VÍDEO: Já estudou no SESI ou no SENAI? Conta pra gente como foi essa experiência
5 representantes de indústrias falam do papel do SESI em suas empresas

Comentários