Roadmaps 4.0: CNI e ABDI capacitaram empresas para fomentar Indústria 4.0

Conclusão do projeto aconteceu nessa quarta-feira (22) e celebrou avanços na indústria, com especialistas e empresas compartilhando experiências e conhecimentos

O projeto Roadmaps 4.0 simboliza um passo significativo no fortalecimento e integração da indústria 4.0 no Brasil

Nessa quarta-feira (22), se encerrou o projeto Roadmaps 4.0, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Agência Brasileira do Desenvolvimento Industrial (ABDI). O convênio, firmado em julho deste ano, teve como objetivo apresentar a Indústria 4.0 e mostrar como pequenas e médias indústrias podem implementar essas novas tecnologias, por conta própria ou com auxílio de empresas parceiras. 

A celebração desse ciclo aconteceu no Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Indústria 4.0 – SENAI Centro 4.0, em Belo Horizonte. Os participantes assistiram palestras técnicas e realizaram uma visita guiada pelo SENAI Centro 4.0, culminando com a entrega de certificados de participação. Além disso, o evento proporcionou trocas de experiências transformadoras e discução dos resultados do projeto.

A especialista em Políticas e Indústria da CNI Suzana Squeff, destacou a evolução do projeto desde 2019 e a relevância dele para a neoindustrialização do país.


“No projeto foi feito um diagnóstico das 20 empresas selecionadas e foram identificados os melhores caminhos tecnológicos que cada uma deveria investir. Dessa forma, a CNI fomenta a transformação digital e a adoção de tecnologias 4.0 na indústria, em alinhamento ao Plano de Retomada do Crescimento e às estratégias de neoindustrialização do governo federal. Os participantes desse projeto, com certeza, estão muito mais preparados para enfrentar qualquer desafio que envolva a modernização da indústria”, reforçou Suzana.


Na abertura, Thadeu Neves, gerente de Projetos para a Indústria do Institituto Euvaldo Lodi (IEL) de Minas Gerais, enfatizou a colaboração com a CNI e a importância do Centro 4.0 para o sucesso do evento. “Agradeço as nove empresas que participaram desse projeto, e esse trabalho que nós fizemos com as indústrias, de aproximação e entendimento. Quando o projeto veio para Minas Gerais, buscamos empresas que estavam alinhadas com as perspectivas do Roadmaps 4.0,” disse Neves.

Marcia Eleandra Oleskovicz, analista de Produtividade e Inovação da ABDI, reconheceu o estado como um centro estratégico para o pensamento industrial, agradecendo a resiliência e comprometimento dos participantes.

As palestras abordaram temas essenciais como o “Cenário atual da indústria 4.0 no Brasil”, “Diagnóstico e recomendações”, “Indústria 4.0: oportunidades e desafios” e “Oportunidades de investimento para indústria 4.0”. Estas foram conduzidas por profissionais como Inácio Calache Cozendey, analista de Políticas e Indústria da CNI, Fernando Marcolina, analista de Processos e Inovação da SPI, Guilherme Augusto Mendes Pereira, coordenador do SENAI e pela própria Suzana Squeff.

O projeto Roadmaps 4.0 simboliza um passo significativo no fortalecimento e integração da indústria 4.0 no Brasil, preparando o terreno para futuras inovações e desenvolvimentos no setor industrial.

Relacionadas

Leia mais

CNI oferece mais de 90 iniciativas para desenvolvimento de MPEs industriais
NAC Responde: chegou a hora de pagar o 13º salário
Com mais de 200 mil matrículas, SESI deve ampliar oferta da Nova EJA com parcerias

Comentários