Programa Juros por Educação fortalecerá a educação profissional, avalia CNI

Programa que reduz juros da dívida de estados que aumentarem as matrículas do ensino médio técnico foi anunciado na última terça-feira (26) pelo governo federal

Mão de menina segurando lápis com livro ao fundo

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) avalia positivamente o anúncio feito pelo governo federal, na última terça-feira (26), do programa “Juros por Educação”, que reduz juros da dívida de estados com a União que aumentarem as matrículas do ensino médio técnico. “A educação profissional é um fator determinante para a produtividade e competitividade da indústria, já que a formação de jovens fortalece as empresas. Com esse programa, os jovens terão mais acesso à formação profissional, o que resultará em mais emprego e renda, além de maior produtividade para o país, trilhando caminhos possíveis para construir um futuro mais sustentável e fortalecer a economia brasileira”, diz Ricardo Alban, Presidente da CNI.

O programa prevê a adesão voluntária dos estados, que pagarão juros menores entre 2025 e 2030. Em troca, os entes criam e ampliam matrículas no ensino médio técnico. Caso as metas de expansão de matrículas no ensino médio técnico sejam atingidas nesse período, a redução de juros passará a ser permanente. No caso dos estados sem dívidas com a União ou com dívidas baixas, o acesso a linhas de financiamento e outras ações para expandir o ensino médio técnico será prioritário. 

Atualmente, a dívida dos estados é de R$ 740 bilhões e os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais respondem por 90% desse montante.


“Com a perspectiva de crescimento da economia esta iniciativa irá permitir trabalhar a favor do aumento da oferta de profissionais em condições de trabalho para dar suporte à economia e atuar em prol da retomada do desenvolvimento industrial do país, mitigando problemas de falta de profissionais qualificados e de pressão sobre a inflação com um mercado de trabalho sendo aquecido com jovens preparados para atuação profissional e capazes de lidar com as grandes transformações em curso”, diz o presidente da CNI, Ricardo Alban.


De acordo com o governo federal, entidades empresariais poderão contribuir com indicação de cursos técnicos prioritários para seus segmentos. Além disso, lembra o Ministério da Fazenda, a economia gerada a partir da redução de juros possibilitará que os estados invistam mais em educação. 

Com esta proposta, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, procura estabelecer no país um pacto nacional em prol da formação profissional dos jovens no ensino médio, “além de melhorar a empregabilidade e renda desses jovens, ajudará a construir um país com crescimento econômico estruturalmente maior e com estados com finanças públicas saneadas”, conforme nota do Ministério da Fazenda.

Relacionadas

Leia mais

Um novo horizonte para o ensino médio e a educação brasileira
Ensino técnico é o ponto mais forte da educação brasileira, afirma 1 em cada 3 empresários
Com diploma e carteira assinada: ex-alunos do Novo Ensino Médio saem da escola empregados

Comentários