Qual a diferença entre bolsa de estudo e bolsa de pesquisa?

A Agência de Notícias da Indústria explica as principais características dos dois recursos

Mulher lendo um livro ao lado de uma estante de livros

Nas esferas acadêmica e profissional, diversas pessoas têm dúvidas sobre bolsas de estudo e pesquisa. Qual a diferença entre as duas? Quais os benefícios de cada uma? O que fazer para conseguir esses recursos? Para acabar com os questionamentos, a Agência de Notícias da Indústria explica as principais distinções entre os dois incentivos. Vem conferir!

O que é bolsa de estudo?

Bolsa de estudo é um suporte financeiro para estudantes do ensino médio ou superior. O recurso custeia as despesas acadêmicas, como mensalidade, transporte, material escolar e alojamento, e é ofertado por instituições governamentais e de ensino.

As bolsas de estudo podem ser concedidas por diferentes fatores. Por exemplo:

  • Destaque acadêmico: voltadas para estudantes com histórico disciplinar de excelência;
  • Destaque esportivo ou artístico: voltadas para estudantes com histórico de excelência em alguma atividade esportiva ou artística;
  • Situação econômica: voltadas para estudantes de baixa renda;
  • Iniciação científica: voltadas para estudantes que querem ingressar no ramo das ciências.

O que é bolsa de pesquisa?

Bolsas de pesquisa também se baseiam em suporte financeiro, mas são voltadas para estudantes do ensino superior ou profissionais já formados. O objetivo é que os bolsistas atuem em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). O recurso é ofertado por instituições governamentais, de ensino e de pesquisa.

O que diferencia os dois tipos de recursos?

Apesar de ambas se baseariam em suporte financeiro, a grande diferença entre a bolsa de estudo e a bolsa de pesquisa está no direcionamento de recursos. As bolsas de estudo utilizam o auxílio para aumentar a acessibilidade educacional, diminuir a evasão escolar e universitária, e ampliar o conhecimento acadêmico dos estudantes. As bolsas de pesquisas, por sua vez, usam para incentivar pesquisadores para participarem de projetos de PD&I, simultaneamente complementando a formação na área.

Procura bolsas de pesquisa? O Inova Talentos tem!

Desde sua criação, em 2013, o programa Inova Talentos, desenvolvido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), tem sido um catalisador da inovação no Brasil, com foco na integração entre academia e indústria. Cerca de 3 mil pesquisadores receberam bolsas na última década para atuar em diferentes setores industriais, movimentando mais de R$ 148 milhões em projetos de PD&I.

Para saber mais sobre as oportunidades deste mês, acesse o site do IEL.

Relacionadas

Leia mais

Oportunidade: Inova Talentos tem vagas para pesquisadores com bolsas de até R$ 8,4 mil
Inova Talentos: programa de bolsas completa 10 anos promovendo inovação
Quem são as mulheres na ciência e por que elas precisam estar cada vez mais presentes

Comentários