Olimpíada do Conhecimento recebe visita do vice-governador do DF

Evento recebeu Renato Santana, acompanhado por 10 alunos do SENAI Taguatinga

Após a abertura da Olimpíada do Conhecimento 2016 , realizada na tarde desta quarta-feira (9), a competição finalmente foi aberta para visitação. No primeiro dia de evento, a estrutura montada no entorno do Ginásio Nilson Nelson recebeu o vice-governador do Distrito Federal, Renato Santana, acompanhado de 10 alunos do SENAI Taguatinga.

Santana foi aluno da unidade, há 14 anos. Segundo ele, à época, o SENAI já era nacionalmente conhecido como referência em ensino técnica. “Eu cursava a escola regular e comecei a fazer o curso de Torneiro Mecânico junto com alguns colegas. Era uma rotina difícil, pois morávamos longe e demorávamos muito para chegar às aulas. Antigamente, nós não tínhamos acesso a tanta tecnologia, mas buscávamos sempre avançar com o que tínhamos à disposição por meio do trabalho manual”, explica.

Renato Santana estava acompanhado de alunos do SENAI Taguatinga

A visita foi acompanhada pelo diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi; pelo diretor Nacional de Operações do SENAI, Gustavo Leal, e pelo gerente-executivo de Educação Profissional e Tecnológica, Felipe Morgado. O vice-governador ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Sistema S ao longo e reconheceu a importância de investir em educação técnica como incentivo para a formação de novos profissionais.

“Esta vertente de ensino é muito forte e auxilia, todos os anos, a inserção de jovens no mercado de trabalho. A Olimpíada do Conhecimento traz à tona todos os tipos de novas tecnologias que existem e isto deve ser usado para descobrir talentos e desenvolver produtos que possam facilitar a vida da população”, ressaltou Santana.

Os estudantes do SENAI Taguatinga que acompanharam  o vice-governador do DF fazem parte dos cursos técnicos de Edificações e de Segurança e Saúde do Trabalho, além de atuarem como aprendizes na Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb).

Pela primeira vez em uma Olimpíada, a aluna Weslania Santos ficou encantada com a grandeza do evento e com as múltiplas possibilidades profissionais oferecidas pelo SENAI. “Mesmo estando na unidade diariamente, eu não tinha noção da quantidade de áreas que existem e podem ser exploradas. Visitar o evento e conhecer tantas tecnologias me faz querer estudar mais e também me tornar uma competidora, provavelmente na área de Construção, que é tão ampla e tem tantas possibilidades”, disse.

Já para o estudante de Técnico em Edificações Paulo Henrique Costa, a visita à Olimpíada do Conhecimento abriu os horizontes para novas áreas de atuação. Atualmente, eu estou na área de construção, mas gostei muito do que conheci sobre a área de mecânica, principalmente no que se refere aos carros tecnológicos, que utilizam diversos tipos de energia. Achei o evento muito bem organizado e as áreas de competição estão muito bonitas. Mas, o que mais gostei foi a área de carros”.

OC2016 – A nona edição da Olimpíada do Conhecimento será realizada até o domingo (13) e reunirá 1.200 estudantes. Além da competição principal, que contempla sete desafios multidisciplinares, haverá outras provas: desafios individuais, Avaliação Prática do Estudante, Inova SENAI e o Festival SESI de Robótica FLL.

Realizada de dois em dois anos pelo SENAI e pelo SESI, o evento reune jovens que fizeram ou estão concluindo cursos técnicos ou de aprendizagem profissional do SENAI ou dos Institutos Federais, estudantes do SESI e de escolas públicas.

Com provas que exigem habilidade técnica e conhecimento sobre o mercado de trabalho, a competição tem novos desafios que envolvem muita criatividade. Durante os quatro dias de torneio, os estudantes serão provocados a apresentar soluções e produtos para empresas e para a comunidade, além de participar de provas individuais que exigem precisão e raciocínio rápido.

SAIBA MAIS
Olimpíada do Conhecimento 2016
Quando: de 10 a 13 de novembro
Onde: Ginásio Nilson Nelson (estacionamento e parte interna) – Brasília / DF
Horário de visitação: 9h às 17h (todos os dias)
Acesse o site oficial
ENTRADA GRATUITA

Relacionadas

Leia mais

Começa a disputa eletrizante do Festival SESI de Robótica
Dupla de Minas Gerais vence o desafio de Agrimensura
VÍDEO: Inovação e tecnologia marcam abertura da Olimpíada do Conhecimento 2016

Comentários