Os 10 cursos do SENAI mais buscados em 2017

A Agência CNI de Notícias fez um levantamento dos cursos que mais tiveram matrículas, em todo o Brasil

Quem quer qualidade na formação profissional, faz SENAI. Desde 1942, quando o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) foi criado, mais de 68 milhões de pessoas já passaram pelos mais de 300 cursos oferecidos pela instituição em todo o país, nas mais de mil unidades fixas e móveis, e também por educação a distância.

O SENAI é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Sua atuação, além de reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem atestado de qualidade internacional: em 2017 o Brasil conquistou o 2º lugar geral na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo. Dos 56 competidores, 51 foram treinados pelo SENAI.

Quer saber quais foram os cursos técnicos com maior número de matrículas em 2017? Confira a lista:
 

1º.Técnico em Eletrotécnica 

No curso técnico em Eletrotécnica, que dura em média um ano e meio o aluno aprende a projetar, instalar e operar sistemas elétricos e equipamentos seguindo as normas técnicas. Depois de formado, ele poderá trabalhar em empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e de telecomunicações. Sua tarefa é garantir o bom funcionamento dos sistemas elétricos industriais, prediais, residenciais e de infraestrutura. 

2º.Técnico em Mecânica   

O Técnico em Mecânica exerce atividades relacionadas à construção, montagem, manutenção e reparos de equipamentos que funcionam mecanicamente. No curso do SENAI, que tem duração média de um ano e meio, o aluno aprende sobre o controle e o planejamento dos principais processos dessa produção mecânica. Esse profissional pode trabalhar em indústrias de artigos de borracha e plástico, empresas que fabricam instrumentos médico-hospitalares, indústrias de material de transporte e várias outras. 

3º.Técnico em Eletromecânica 

O aluno desse curso aprende a instalar, montar e realizar manutenção de sistemas, máquinas e peças de equipamentos eletromecânicos, como em empresas de manutenção e automação industrial, empresas de refrigeração, de informática e entre outros. Ao concluir o curso, que tem duração média de um ano e meio, o aluno pode atuar em diferentes setores da indústria como em linhas de produção automatizadas, aeroespaciais, automobilística e muitas outras. 

4º.Técnico em Segurança no Trabalho

O curso nessa área de aprendizado tem duração média de um ano e meio e qualifica o profissional sobre ações preventivas para garantia da saúde e segurança, de trabalhadores de várias áreas da indústria. O aluno aprende técnicas de identificação, avaliação e controle de riscos. Também entende como investigar, analisar acidentes e recomendar medidas de prevenção. O técnico em Segurança no Trabalho  está capacitado a exercer a função  em  indústrias, hospitais, construção civil, aeroportos e muitas outras. 

5º.Técnico em Automação Industrial   

No curso de Técnico em Automação Industrial do SENAI, o aluno estuda assuntos relacionados à alta tecnologia aplicados na produção industrial. Além de aprender sobre sistemas de automação como sensores, redes, robôs e vários outros. Ao concluir o curso, que tem duração média de um ano e meio, o mercado de trabalho para esse profissional engloba  diferentes setores da indústria que fazem uso da automação no seu processo produtivo. 

6º.Técnico em Manutenção Automotiva  

O aluno do curso do SENAI nesta área aprende conhecimentos relacionados à manutenção e reparo de carros e demais veículos automotivos. A duração média do curso é de um ano e meio. O aluno será capaz de identificar problemas tanto mecânicos quanto eletrônicos, além de  conhecer peças e ferramentas, com a finalidade de propor soluções para os problemas apresentados. O mercado para o técnico em Manutenção Automotiva abrange as montadoras de veículos, concessionárias, oficinas mecânicas e muitas outras. 

7º.Técnico em Edificações   

O curso do SENAI nesta área dura em média um ano e meio e oferece conhecimentos para que o aluno seja capaz de criar, desenvolver, executar e coordenar projetos de obras civis, como edifícios, aeroportos, ferrovias e várias outras. Além disso, o estudante aprende a supervisionar a execução de edificações e planejar obras, seguindo as normas técnicas, de segurança e saúde do trabalho e legislações específicas. 

8º.Técnico em Eletroeletrônica      

O Técnico em Eletroeletrônica  é capaz de projetar, construir e reparar equipamentos automatizados, além de programar aparelhos e sistemas autômatos e robóticos. O curso do SENAI tem duração média de um ano e meio. Após se formarem, esses profissionais estarão aptos a trabalhar em diversos ramos da indústria como em linhas de produção automatizadas, aeroespaciais, automobilística, metalomecânica e plástico. 

9º.Técnico em Mecatrônica   

No curso de Técnico em Mecatrônica do SENAI, que tem duração média de um ano e meio, o aluno está apto a elaborar projetos, instalar, realizar programação, medições e testes em equipamentos automatizados e robotizados. As principais áreas de atuação desses profissionais são indústrias com linhas de produção automatizadas, aeroespaciais, automobilística, empresas integradoras de sistemas de automação industrial, fabricantes de máquinas e equipamentos robotizados e várias outras. 

10º.Técnico em Logística     

O aluno desse curso técnico do SENAI, que tem duração média de um ano e meio, aprende a  controlar o andamento de diferentes atividades dentro da empresa, a como executar, controlar e colaborar no planejamento dos processos e das operações logísticas, produção e distribuição de bens e serviços. Desde a manutenção e funcionamento da linha de produção e seus equipamentos, até o transporte e distribuição dos bens e serviços gerados. Esses profissionais estarão capacitados a exercer a função em instituições públicas, privadas e do terceiro setor. 

SAIBA MAIS - Faça um curso no SENAI você também! Procure a unidade mais perto garanta sua vaga. Para mais informações, acesse o site do SENAI.

Relacionadas

Leia mais

Trinta e quatro conquistas da CNI, SESI, SENAI e IEL em 2017
Cinquenta e seis estudantes do SENAI e do Senac embarcam para Abu Dhabi
8 projetos do SENAI que promovem a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência

Comentários