Como o portal Administradores.com alcança 6 milhões de visitas por mês

Em entrevista à Agência CNI de Notícias, o diretor de conteúdo do portal, Simão Mairins, fala sobre o modelo de negócios para internet, o impacto das mudanças no Facebook para as empresas e a importância de diversificar as redes sociais

De um escritório na praia de Tambaú, em João Pessoa, o jornalista Simão Mairins, 29 anos, comanda o conteúdo de um dos maiores portais de administração, negócios e carreira da América Latina, o Administradores. com.

Lançado há 15 anos, o portal tem registrado um grande crescimento nos últimos anos. Além de 6 milhões de visitas mensais, são cerca de 65 mil pessoas inscritas em seu canal no Youtube, 370 mil seguidores no Instagram e mais de 2 milhões de fãs no Facebook. 

Nem todo o conteúdo é gratuito. O Administradores.com tem sua versão premium para assinantes, com extenso conteúdo de vídeo. Qual o segredo do sucesso? “Antes de ter clientes, uma marca precisa ter amigos. Precisam gostar de você”, diz Simão Mairins. A Agência CNI de Notícias entrevistou o jornalista para falar sobre o trabalho realizado no portal e também sobre quais medidas as empresas que buscam se posicionar na era digital devem tomar.
 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS – A audiência do portal Administradores e nas redes sociais só tem aumentado nos últimos anos. Qual é o carro-chefe do portal? É a qualidade do conteúdo?

SIMÃO MAIRINS  –
A qualidade do conteúdo é importante, mas isso é o básico. Se você se propõe a vender ou entregar alguma coisa, o requisito básico é que ela seja boa. A questão é que não adianta ter um bom produto se você não sabe torná-lo comercial. É preciso fazer com que as pessoas saibam que ele existe e passem a gostar dele.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS – Como tornar um produto comercial na internet?

SIMÃO MAIRINS – O engajamento com a marca é o ponto principal. O empresário tem que pensar que, além de ter clientes, é preciso ter amigos. As pessoas precisam gostar da sua marca, interagir com ela, para que a coisa funcione. Elas não estão procurando uma loja na esquina para comprar alguma coisa e ir embora. As pessoas querem se relacionar. A partir do relacionamento, você traça todos os outros passos. 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS – O Facebook anunciou, no início de janeiro, que vai reduzir a aparição de posts de empresas. Como vocês vão lidar com essa mudança?

SIMÃO MAIRINS – Nós já tínhamos percebido esse processo de transição há algum tempo. E posso dizer que tem prejudicado bastante as estratégias, principalmente porque não há previsibilidade para fazermos um planejamento de longo prazo. 

O Facebook muda o algoritmo com muita frequência e, às vezes, vem com essas mudanças mais drásticas. Ele ainda é uma mídia essencial no processo geral de comunicação do Administradores.com, mas temos buscado diversificar as fontes e os canais de acesso para os nossos leitores e, principalmente, trabalhar com bases próprias, que nos deixe independente das mídias sociais.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS – Como uma empresa pode reduzir a dependência das redes sociais, em especial do Facebook?

SIMÃO MAIRINS –
É importante ter uma base de e-mails sólida, bases próprias no Whatsapp - que é uma comunicação mais direta -, além de trabalhar outras redes sociais. Hoje o Instagram é mais eficiente do que o Facebook. O Facebook cresceu muito, virou uma rede de massa, e ele enfrenta muita dificuldade com notícias falsas, com vários tipos de problemas. Por isso, ele tem essa necessidade de mudanças para melhorar o tráfego e a presença das pessoas lá dentro, que é o que gera receita. Mas, para a gente que é marca, gera dificuldade.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS – É o caso de as empresas começarem a reservar uma parte do orçamento para patrocinar posts?

SIMÃO MAIRINS –
A nossa estratégia é de crescimento orgânico. Mas o Administradores tem um modelo de negócios misto. Nós temos o portal, que é a parte de conteúdo jornalístico, artigos... e uma frente de conteúdo para assinantes. Com o Administradores premium, que funciona de forma semelhante à Netflix, criamos uma plataforma de vídeos com conteúdo voltado para informação e conhecimento na área de negócios e carreira. Só quem assina tem acesso a esse conteúdo. Então, para promoção desses produtos e dos cursos que a gente lança, a gente só consegue algum resultado se for com campanha, com anúncio pago. No orgânico, ele já trava um pouco o conteúdo aberto. Quando é campanha, a coisa não anda. 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS – Por que vocês consideram o Instagram mais eficiente?

SIMÃO MAIRINS –
Mais eficiente em termos de retorno, porque ele gera mais engajamento. Quando divulgamos um produto, vendemos mais. As pessoas estão mais próximas do Instagram. É mais rápido. Só foto, texto curto e as pessoas acabam se identificando mais. Atualmente, no Instagram, a empresa disputa menos a atenção e pode ser mais objetiva. Esse é um dos fatores da eficiência. No Facebook, tem muita gente disputando a atenção com você. 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS – O Instagram seria a principal aposta de vocês? Ele deveria ser a primeira opção das empresas?

SIMÃO MAIRINS – Ainda não é a principal porque somos muito grandes no Facebook. Temos 2 milhões de fãs. No Facebook, por sermos uma página grande e estarmos lá há mais tempo, temos um resultado relativamente bom considerando a situação atual. No Instagram, temos crescido de forma muito mais rápida do que no Facebook e gerado mais resultado. Pode ser que, em breve, ele se torne nosso principal canal.
Para as empresas, depende muito do objetivo e da estratégia a ser traçada. Talvez não funcione para todo tipo de empresa. E depende muito do público. O nosso público do Instagram é basicamente o pessoal de 18 a 30 anos. Se você trabalha com um público mais velho do que isso, talvez não funcione.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS – Qual dica você pode dar para as empresas que querem se destacar nas redes sociais?

SIMÃO MAIRINS –
É diversificar. Uma coisa que nós temos aprendido muito. Não adianta procurar um manual de quais redes vão render mais, se você não sabe com qual público você está lidando. O ideal é traçar uma estratégia com objetivos claros para saber onde vai atuar. O portal Administradores existe há 15 anos e nós lidamos desde sempre com o público jovem. Temos uma frente que fala com os estudantes e outra que fala com os professores e com executivos. O Instagram acaba sendo eficiente por isso. Mas é importante diversificar os canais. 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS – O consumo de vídeos na internet cresceu 90% nos últimos três anos. O que fazer com cards, infográficos, gifs...?

SIMÃO MAIRINS  – Eles se somam. Nós também usamos esses formatos dentro dos vídeos. Na estratégia geral de conteúdo, nós buscamos usar outros formatos multimídia tanto no jornalismo, quanto nos cursos, porque os cursos não são só em vídeo. O recurso multimídia é sempre importante para reforçar o que está sendo transmitido. 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS – No portal, o formato do conteúdo também influencia no total de acessos? Vocês investem muito em listas, por exemplo

SIMÃO MAIRINS – Neste caso, não é só vender o conteúdo. É gerar uma identificação com o público, para que ele encontre ali, de forma direta e clara, alguma coisa que esteja procurando. Nós lidamos muito com pequenos empreendedores, executivos e gestores de empresas e profissionais no mercado que buscam conteúdos sobre carreira. Então, às vezes você coloca um título numa matéria que diz tudo o que ele quer saber, e ele não entende que aquilo é o que ele quer. Então, o formato de lista, dicas e sugestões, acaba tornando mais claro. 

O título é muito importante para atrair a atenção do público na Internet. Pensando em ferramentas de busca e até na própria estrutura de percepção do usuário. É uma maneira que nós encontramos de levar o conteúdo com qualidade ao máximo de pessoas possível. Estamos disputando espaço com muita gente, se você passa no feed de alguém, se o título não chamar a atenção, você vai passar direto. A pessoa perde a oportunidade de ler um conteúdo que ia agregar para ela, mas não viu porque o título não foi claro. 

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