SENAI-PI qualifica trabalhadores da Construção Civil

Capacitação promovida pela instituição que beneficiou 60 trabalhadores foi fechada com solenidade de formatura

No mês de dezembro quatro turmas com mais de 60 trabalhadores da Construção Civil participaram de solenidade de formatura em cursos de capacitação ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI-PI. O encerramento dos cursos atesta que a Construção Civil piauiense manteve no ano de 2013 uma relação bem sucedida no que se refere a qualificação profissional.

Os concludentes se capacitaram nas modalidades de Pedreiro, Montador de Esquadrias e Pintor de imóveis, sendo que esta última turma era formada exclusivamente por mulheres. “Atualmente não há mais lugar somente para mulheres ou somente para homens. Temos grandes chefes de cozinha que são do sexo masculino, e muitas mulheres na construção civil. Eles estão nas cozinhas e elas estão nas obras”, disse o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí – FIEPI, Félix Raposo, durante a solenidade para enfatizar a importância da quebra de preconceitos.

A trabalhadora Ângela de Sousa afirmou que ingressou na Construção Civil após ser demitida do antigo emprego onde atuava como merendeira. “Quando saí do meu último trabalho vi que não poderia mais depender de empregos que não eram seguros. Resolvi superar os obstáculos. Uma amiga me informou sobre esse curso e eu arrisquei. Hoje estou aqui. Ninguém mais me segura”, falou determinada.

Um convênio formalizado entre SENAI-PI, Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Teresina – SINDUSCON-THE, e construtoras locais tornou possível que as aulas de qualificação fossem realizadas nos canteiros de obras. A formatura foi realizada no canteiro de obras da Construtora Boa Vista.

O diretor regional do SENAI-PI, Ewerton Negri, avaliou a parceria positivamente. “O SENAI está fazendo a sua parte ao ofertar capacitação e assim contribuir com a formação de profissionais qualificados para atender as empresas da Construção Civil”, disse o diretor.

O empresário Francisco Reinaldo Sampaio, diretor-presidente da Boa Vista, afirma que a parceria surgiu da constante necessidade de contratação de mão de obra qualificada. “Essas formaturas vão muito além. É só o primeiro passo para esses profissionais”, enfatizou o Sampaio.

O presidente do SINDUSCON-THE, André Baía, reforçou que é importante que os trabalhadores participem de cursos e se qualifiquem constantemente. “Os empresários tem que sonhar sempre um pouco mais. O futuro tem que ser melhor que o presente profissionalmente falando. O setor avançará mais ainda quando houver mais formação”, explicou.

O jovem músico Isac do Acordeon participou da solenidade executando o Hino Nacional e canções populares.

Relacionadas

Leia mais

Diretor regional do SENAI-PI visita unidade móvel automotiva
SENAI-PI capacita profissionais na área da Costura Industrial
VÍDEO: Construção civil está menos pessimista. Veja os destaques do Minuto da Indústria

Comentários