SENAI comemora 72 anos com mais de 61 milhões de matrículas

Instituição septuagenária celebra longevidade com a oferta de ampla variedade de cursos e capacitações para quem busca qualificação profissional

Pesquisa mostra que 72% dos ex-alunos dos técnicos do SENAI conseguem trabalho no primeiro ano depois da formatura

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) ultrapassou, em 2013, a marca de 61 milhões de matrículas em seus cursos. A instituição, que completa 72 anos nesta quarta-feira (22), comemora o aniversário oferecendo uma ampla gama de opções para quem busca qualificação profissional. Há cursos que vão desde a formação inicial e continuada, ao nível técnico, graduação e pós-graduação tecnológica.

Um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo, com 817 unidades operacionais, sendo 545 fixas e 272 móveis, o SENAI recebeu, em todo o ano passado, mais de 2,8 milhões de novos alunos. Referência em qualidade de ensino, é o principal parceiro do governo federal no Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Os cursos a distância do SENAI também facilitam o processo de aprendizado para quem não tem horários fixos e busca qualificação. Entre janeiro e novembro de 2013, mais de 750 mil pessoas optaram por essa modalidade de ensino.

CURSOS DO SENAI MELHORAM RENDA - Estudo realizado com profissionais formados no SENAI mostra que, um ano depois de obterem o diploma, os trabalhadores de nível técnico conseguem aumentar sua renda em 24%. O levantamento – feito pela própria instituição entre 2010 e 2012 – acompanhou metade das quase 40 mil pessoas que terminaram os cursos em 2010 com o objetivo de analisar os impactos da educação profissional na sua empregabilidade.

A pesquisa aponta ainda que 72% dos ex-alunos dos cursos técnicos conseguem trabalho no primeiro ano depois da formatura e têm renda média de 2,6 salários mínimos, o que, na época do estudo equivalia a R$ 1,6 mil. Além disso, 73% estão ocupados em atividades relacionadas à área de formação. A renda média desses profissionais é 19% maior do que a os ocupados em outras áreas.

O SENAI também investe em inovação e tecnologia para fortalecer a indústria brasileira. Possui 208 laboratórios, sendo 96 certificados pelo Inmetro, capazes de realizar testes e pesquisas para as indústrias interessadas. Além disso, está implementando uma rede de 24 institutos de inovação e 63 institutos de tecnologia, em todo o país, para estimular a competitividade nacional.

Confira os principais números do SENAI:

Relacionadas

Leia mais

Vagas abertas: SENAI tem inscrições para cursos em todas as regiões
SENAI lança plataforma e cursos gratuitos de indústria 4.0 para empresas
Os 10 cursos do SENAI mais buscados pelas mulheres

Comentários