Plataforma SESI Viva+ é lançada para empresários no Acre

Por meio da ferramenta, o SESI fornece às empresas um sistema com todos os programas conforme as exigências do e-social, englobando módulos como higiene ocupacional, ergonomia, análise de riscos, saúde e segurança no trabalho

Num momento em que inúmeras empresas demonstram grande preocupação para atender às exigências do eSocial, o Serviço Social da Indústria (SESI), lançou nesta quarta-feira (27), a plataforma SESI Viva+, voltada para gestão de saúde e segurança no trabalho (SST) e promoção da saúde – uma solução tecnológica que proporciona ganhos para a indústria e para os trabalhadores ao concentrar a gestão de dados em um ambiente único.

Por meio da plataforma, o SESI fornecerá às empresas um sistema com todos os programas legais parametrizados conforme exigências do e-social, englobando módulos como higiene ocupacional, ergonomia, análise de riscos, saúde e segurança no trabalho. O gerente-executivo de Saúde e Segurança na Indústria, do SESI Nacional, Emmanuel Lacerda, destacou um estudo da Sage Brasil com pequenas empresas e escritório de contabilidade mostrando que 66,3% desconheciam o eSocial e apenas 33% ouviram falar sobre a nova fase de prestação de informações ao governo. 

“Estamos falando de algo que custa muito dinheiro às empresas. É importante que os gestores responsáveis pela área de SST possam estar atentos a como poder ajudar a elevar a competitividade. E, neste sentido, esses gestores de empresas precisam de tecnologia, de informações, de dados. E, muitas vezes, esses dados estão dispersos. Então, nós, do SESI, estamos trabalhando para ajudar as empresas a reduzir o risco legal que elas têm, como a questão das multas e efeitos deletérios que esses processos fiscalizatórios têm”, resumiu Lacerda.

OPORTUNIDADES – Conforme a consultora de Engenharia de Segurança do SESI/SC, Migliane Réus de MelloConforme, o eSocial também traz boas oportunidades para as empresas melhorarem seus processos, otimizarem custos e garantir resultados.

“Normalmente, quando vem uma mudança, sempre olhamos o seu lado negativo, porque nos tira da zona de conforto. Porém, o eSocial vai tirar o joio do trigo. Empresas que concorrem deslealmente vão deixar de existir e outras terão oportunidade de crescer. O que estamos propondo ao trazer a solução Viva+ é trabalhar para que não existam multas nas áreas de maior risco, a curto prazo, se as orientações forem seguidas, e, a médio e longo prazo, nas áreas de menor risco”, explicou.

Para o superintendente do SESI/AC, César Dotto, o Acre está completamente alinhado às estratégias nacionais da instituição, apesar dos imensos desafios. “Mas nosso principal instrumento para vencê-los é essa plataforma, que é moderna e traz uma série de soluções que, inclusive, algumas já são realizadas aqui. O SESI/Acre tem feito muita coisa nessa área de SST. Foram mais de 8 mil trabalhadores atendidos pelos diversos produtos que contemplamos em 500 empresas dos mais diversos setores. Isso é um número bastante relevante para o estado”, disse.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) e diretor regional do SESI, José Adriano, ressaltou que o SESI Viva+ chega para atender as demandas da indústria brasileira, em especial a acreana, quanto à necessidade de administrar de forma mais eficiente a qualidade de vida dos trabalhadores.

“Tenho certeza de que os empresários acreanos terão acesso à soluções adequadas que os ajudarão nos desafios diários de modernizar a sua gestão, com claros ganhos de produtividade, além da promoção do bem-estar de seus trabalhadores. As empresas terão impactos financeiros positivos com o auxílio da ferramenta, já que a gestão se tornará mais eficiente e, consequentemente, reduzirá custos com a saúde, que já é a segunda maior conta, perdendo apenas para a folha de pagamento”, finalizou. 

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