Número de empregos na indústria cai em março, revela sondagem da CNI

O indicador da evolução da produção registrou 48,8 pontos e a UCI efetiva em relação à usual nos meses de março ficou em 42,9 pontos

Apesar dos estoques terem se mantido estáveis e adequados ao planejado, a produção e a utilização da capacidade instalada (UCI) da indústria caíram em março em relação ao mês anterior, informa a pesquisa Sondagem Industrial, divulgada nesta quarta-feira (23), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O indicador da evolução da produção registrou 48,8 pontos e a UCI efetiva em relação à usual nos meses de março ficou em 42,9 pontos. Os indicadores variam de zero a 100. Valores abaixo de 50 indicam queda de produção e UCI abaixo do usual. Houve recuo, também, no número de empregados, cujo indicador situou-se em 48,6 pontos, inferior, portanto, à linha divisória dos 50 pontos. Segundo a pesquisa da CNI, o menor número de dias trabalhados em março influenciou os resultados, devido ao carnaval. 

INSATISFAÇÃO - Trimestralmente, a Sondagem Industrial indaga do empresário sobre suas condições financeiras. De janeiro a março últimos, tanto a margem de lucro operacional quanto a situação financeira foram  avaliadas como insatisfatórias, com 42 pontos e 47,2 pontos, respectivamente,  os índices mais baixos desde 2009. Atingiu igualmente o  pior nível desde 2009 a dificuldade de acesso ao crédito, com 39,2 pontos, "substancialmente abaixo", pontua a Sondagem, da linha divisória dos 50 pontos (valores maiores do que 50 representam satisfação com margem de lucro operacional e a situação financeira, facilidade no acesso ao crédito ou aumento no preço médio das matérias-primas). 

As expectativas do empresariado da indústria para os próximos seis meses sobre a demanda revelaram-se positivas em abril, com 56,4 pontos. A expectativa para a quantidade exportada atingiu o índice de 50,4 pontos, praticamente sobre a linha divisória. São perspectivas menores em relação às percepções de março, que  foram de 57,9 pontos e 53,1 pontos, respectivamente. 

A CNI destaca que para mudar o quadro de insatisfação e de queda das expectativas do empresariado da indústria é preciso recuperar sua confiança. "Parte da falta de confiança tem sua raiz na incerteza quanto à execução - ou não - de medidas eficazes que revertam o quadro de baixa competitividade. Na medida em que os avanços nessa agenda são adiados ou limitados, tornam-se cada vez mais difíceis a retomada do investimento e a recuperação da indústria", enfatiza a Sondagem Industrial. 

A pesquisa foi realizada entre 1º e 10 de abril com 1.858 empresas, das quais 724 de pequeno porte, 691 médias e 443 grandes. 

Download de ArquivosSondagem Industrial de Março (PDF 328 KB)

Mais notícias

Relacionadas

Leia mais

PPHs aceleram análise de patentes no Brasil
Instituto SENAI de Inovação em Eletroquímica recebe credenciamento da Embrapii
PIB fraco justifica manutenção da Selic, avalia CNI

Comentários