IEL Amazonas insere mais de 185 mil estagiários no mercado de trabalho

Sessão especial em homenagem ao IEL, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, destacou esse resultado na última quarta-feira (21)

“O IEL apresenta as oportunidades de se ter qualidade na indústria com investimentos em educação e tecnologia" - Nelson Azevedo

Em 45 anos de atividades, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) do Amazonas já inseriu mais de 185 mil estagiários no mercado de trabalho. Esse resultado foi um dos destaques, na última quarta-feira (21), da sessão especial em homenagem ao IEL na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. “Neste ano foram encaminhados perto de seis mil estagiários às empresas de Manaus e do município de Presidente Figueiredo”, disse o diretor do IEL e 2º vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Nelson Azevedo.

Além do desenvolvimento de estágios e carreiras, a entidade atende as áreas de inovação e tecnologia, educação empresarial e estudos e pesquisas. Esses serviços são voltados à preparação de empreendedores e empresas para um ambiente de competitividade. Nesta ação, o IEL realiza treinamentos e palestras que incentivam a cultura empreendedora, inovadora e tecnológica.

"Em 2015 já realizamos 151 cursos e 600 palestras voltadas a soluções em gestão corporativa, difundindo a cultura da inovação com aconselhamentos empresariais, consultorias, oficinas e por meio dos programas Inova Talentos, Pro Inovar, Bitec, Conselheiro Master, Retec e o Programa de Capacitação Empresarial”, explicou o diretor do Instituto.

O deputado Luiz Castro (PSB) destacou a importância do IEL para a formação de quadros de técnicos voltados aos segmentos de tecnologia e gestão, enfatizando que no momento de crise brasileira, o país precisa de profissionais com esse tipo de qualificação. “O IEL ajuda e pode ajudar ainda mais o Brasil ao traçar estratégias tecnológicas que agreguem capital humano capacitado na gestão de soluções inovadoras”, ressaltou Castro, lembrando que no Polo Industrial de Manaus (PIM) a maioria das indústrias possui matriz tecnológica fora do estado e do país, e essa realidade pode ser mudada com o trabalho do IEL na ação de aproximar os estudantes à realidade das empresas do PIM, gerando suas próprias tecnologias e inovações.

INOVAÇÃO - Três programas do IEL atuam no incentivo de negócios inovadores, como o Inova Talentos, que apoia a criação de projetos de pesquisa e desenvolvimento e capacitação em inovação, atendeu 50 empresas e 99 bolsistas nos útlimos três anos.

O Programa de Apoio à Gestão de Negócios Inovadores (Pró-Inovar) e o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas (Bitec) são outras iniciativas que estimulam atividades inovadoras. O Pró-Inovar atende, neste ano, 23 empresas na gestão de negócios de inovação e o Bitec acompanha 175 empresas e bolsista no Amazonas.

“O IEL apresenta as oportunidades de se ter qualidade na indústria com investimentos em educação e tecnologia, tornando o segmento industrial brasileiro mais produtivo e competitivo”, finalizou o diretor do IEL, Nelson Azevedo.

Relacionadas

Leia mais

Fórum IEL de Carreiras vai reunir talentos no Espírito Santo
Aplicativo do Fórum IEL de Carreiras reúne tudo sobre o evento
IEL de São Paulo e Bosch Rexroth lançam curso para capacitação com foco na Indústria 4.0

Comentários