Caem os níveis de atividade e de emprego na indústria da construção

Índice de nível de atividade na indústria da construção recuou para 43 pontos e o indicador de número de empregados no setor ficou em 43,5 pontos em agosto

O índice de nível de atividade na indústria da construção recuou para 43 pontos e o indicador de número de empregados no setor ficou em 43,5 pontos em agosto. Ao se afastarem ainda mais da linha divisória dos 50 pontos, os dois indicadores confirmam o quadro de retração do setor, informa a Sondagem Indústria da Construção, divulgada nesta quarta-feira (24), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os valores da pesquisa variam de zero a cem. Abaixo de 50 revelam redução na atividade e no emprego.

"As quedas do nível de atividade e do número de empregados tornaram-se mais intensas e disseminadas pelas indústrias do setor", diz a CNI. Com esse quadro, o nível de utilização da capacidade de operação caiu dois pontos percentuais em relação a agosto e ficou em 67% em agosto.

EXPECTATIVAS - As perspectivas do setor para os próximos seis meses também são negativas. "Todos os indicadores de expectativas mostraram queda em setembro na comparação com agosto", informa a pesquisa. O indicador de expectativa de novos empreendimentos e serviços ficou em 48,5 pontos, o de nível de atividade caiu para 48,4 pontos, e o de número de empregados recuou para 47,7 pontos. Os indicadores de expectativa variam de zero a cem. Abaixo de 50 revelam previsões negativas.

A pesquisa foi feita entre 1º e 10 de setembro com 604 empresas, das quais são 202 pequenas, 257 são médias e 145 são de grande porte.

SAIBA MAIS - Acesse a página da Sondagem Industria da Construção para todos os detalhes da pesquisa.

Relacionadas

Leia mais

Expectativa da indústria em relação ao aumento do emprego é a maior desde março de 2014, aponta a CNI
Desemprego, corrupção e saúde são os principais problemas do país, dizem os brasileiros
Faturamento, emprego e horas trabalhadas na produção crescem e consolidam reação da atividade, informa CNI

Comentários