Ação Global em Angical atende mais de 14 mil pessoas

Mais de 4 mil pessoas que foram em busca de orientação e oportunidades de trabalho, receber atendimento em saúde e orientação jurídica gratuita

A Ação Global da cidade de Angical do Piauí, município localizado a 124 quilômetros de Teresina, recebeu num único dia (26 de abril, das 9h às17h), mais de 4 mil pessoas que foram em busca de orientação e oportunidades de trabalho, receber atendimento em saúde e orientação jurídica gratuita. Tudo isso em meio a muitas atividades de lazer, educação e esporte, proporcionados pelo evento promovido pelo SESI em parceria com a Rede Globo.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), Félix Fernando Raposo procedeu a abertura da Ação Global juntamente com o superintendente do SESI do Piauí, Mardônio Neiva e a prefeita municipal, Neta Santos. No ato estiveram presentes ainda o diretor regional do SENAI do Piauí, Ewerton Negri Pinheiro; autoridades locais e representantes de empresas, entidades parceiras e colaboradores do Sistema FIEPI: SESI, SENAI e IEL.

Em Angical participaram cerca de 650 voluntários e mais de 60 parceiros que contribuíram para o sucesso do evento. Foram beneficiadas mais de 4.600 pessoas com cerca de 14 mil atendimentos. Foi o caso do lavrador Luís Carlos de Araújo, de 53 anos, que disse ter realizado um sonho, por ter feito uma consulta com o oftalmologista disponibilizado pela Ação Global. Além da consulta seu Luís recebeu um óculos. Tudo isso gratuitamente.

“Há algum tempo vinha fazendo economias para essas despesas que seriam feitas na capital. No entanto, deu tudo certo aqui na Ação Global. Estou muito feliz!”, disse o lavrador. Um dos fatos interessantes da Ação Global de Angical foi a reaproximação do casal Guilhermino (72) e Luzia Sousa (68), que após noventa dias de separação judicial resolveram reconciliarem-se no casamento comunitário realizado pelo programa.

Segundo o casal, eles já tinham 15 anos de convivência quando por um pequeno desentendimento resolveram se separar. Guilhermino disse que foi morar na casa da filha e dona Luzia ficou no antigo lar do casal. Porém, o tempo ia passando e eles não surportavam mais a distância, ambos viviam choramingando pelos cantos, mas seguindo conselhos de amigos e da prefeita do município acertaram novamente a união oficial na Ação Global.

O presidente da FIEPI, Félix Raposo, disse que o evento é uma realização do SESI e sem a participação dos parceiros e voluntários não poderia ter alcançado o sucesso que todos presenciaram. “É bom ver as pessoas sendo bem tratadas e usufruindo dos seus direitos básicos. Muitos aqui estavam precisando de um atendimento, mas por um motivo ou outro estavam adiando, porém, a Ação Global proporcionou tudo isso com mais facilidade com a prestação de serviços gratuitos e sem burocracia”, ressaltou o presidente da FIEPI.

A prefeita Neta Santos, disse que a Ação Global funciona como um termômetro das necessidades da população e chama a atenção para a questão do direito à cidadania. Por isso, reivindicamos junto ao então presidente da FIEPI, Zé Filho, o evento para o nosso município, já que temos uma gama de comunidades vizinhas e que todos seriam beneficiados. “Sensato e sensível ele nos atendeu prontamente e juntos com a equipe da prefeitura, do Sistema FIEPI e parceiros pudemos fazer um evento que satisfez as milhares de pessoas que vieram em busca de atendimentos”, frisou a prefeita.

Para o superintendente do SESI-PI, Mardônio Neiva, a Ação Global é um meio de colocar o cidadão próximo aquilo que ele procura: seus direitos. Neste sentido, a direção da FIEPI resolveu interiorizar o evento para dá oportunidade a todos. “Parabenizo as equipes de organização do SESI, da prefeitura e, principalmente, aos parceiros e voluntários que, sem vocês, não teríamos obtido o êxito do evento”. Afirmou.

A colaboradora da prefeitura local, voluntária Maria José Andrade, disse que a Ação Global foi de fundamental importância para a população carente de Angical e os organizadores estão de parabéns pelo o evento.

O evento facilita o acesso a direitos que são essenciais a todos os cidadãos. Em um mesmo dia e local, os participantes podem ter de saúde, cidadania. Para o SESI, a Rede Globo e seus parceiros, é tempo suficiente para transformar o destino de milhares de pessoas. É assim quando ocorre a Ação Global Nacional, um mutirão de cidadania realizado simultaneamente em todos os Estados e no Distrito Federal.

Realizada desde 1995, a Ação Global já beneficiou mais de 18 milhões de pessoas e prestou mais de 30,6 milhões de atendimentos. Por seu impacto e abrangência, a iniciativa funciona como um termômetro das necessidades da população brasileira. Ao identificar e chamar atenção para essas carências, o SESI estimula as empresas a criarem programas de responsabilidade social, ajuda a orientar políticas públicas e contribui para o desenvolvimento sustentável do país.

Os serviços oferecidos pela Ação Global variam a cada ano, dependendo também do local e das parcerias estabelecidas. Em 2014, o tema prioritário foi "A Mulher e a sua Importância para a Qualidade de Vida na Família". Além da parceria com a Rede Globo, a Ação Global contou com o apoio do governo do Estado do Piauí, prefeitura de Angical e diversos parceiros, entre instituições federais, estaduais e municipais, ONGs, associações de classe, empresas e universidades.

Relacionadas

Leia mais

SESI patrocina Programa Dr. Saúde da Prefeitura de São Paulo
SESI e SENAI inauguram nova escola-fábrica no interior de Rondônia na próxima terça (6)
Trinta e quatro conquistas da CNI, SESI, SENAI e IEL em 2017

Comentários