Prêmio da FIEC reconhece desempenho ambiental das empresas

O FIEC por Desempenho Ambiental visa premiar empresas industriais

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) entregou na última quarta-feira, 17/10, por meio do seu Núcleo de Meio Ambiente (Numa), o 9º Prêmio FIEC por Desempenho Ambiental, durante a solenidade de abertura do Recicla Nordeste 2012, no Centro de Eventos do Ceará. Foram premiadas as melhores práticas empresariais nas categorias Produção mais limpa, Reuso de água, Educação ambiental e Integração com a sociedade. Os vencedores foram, de acordo com a categoria: Esmaltec – Reuso de água; Coelce – Educação ambiental; Fábrica Fortaleza – Integração com a sociedade; e C. Rolim Engenharia – Produção mais limpa.

O FIEC por Desempenho Ambiental visa premiar empresas industriais, filiadas aos sindicatos que integram o Sistema FIEC, que tenham se destacado na conservação do meio ambiente e implementado atividades que resultem na melhoria da qualidade ambiental, de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável e de modo a servirem de modelo para outras indústrias.

A diretora Comercial e de Marketing da C. Rolim Engenharia, Ticiana Rolim, que falou em nome dos ganhadores, ressaltou a importância do prêmio quanto à credibilidade. “É de extrema importância prêmios como esse, que incentivam e estimulam as empresas a participarem e também a investirem na reciclagem, na produção mais limpa e em outras medidas ambientais”, destacou. Ticiana Rolim sugeriu ainda que as empresas participantes do prêmio troquem experiências, objetivando a contribuição mútua.

O processo de avaliação do prêmio, mediante pontuação, levou em conta critérios como utilização de tecnologia adequada, que garanta o controle da poluição; sistema de gestão ambiental (SGA); integração com entidades ambientais e comunidade de entorno; contribuição para a melhoria do ecossistema e proteção da biodiversidade; desenvolvimento adequado no tratamento de resíduos gerados no processo produtivo da empresa; comprovação da aceitação do produto final, a partir da melhoria ambiental; modelo para outras empresas, tendo como base os processos ambientais desenvolvidos; originalidade ou medida que seja inovadora.

A comissão julgadora foi formada por técnicos indicados pelos Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano de Fortaleza (Semam), Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, Núcleo de Tecnologias Limpas da Universidade Federal do Ceará (UFC), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE) e ONG Ambientalista.

Empresas vencedoras do Prêmio FIEC por Desempenho Ambiental

Categoria Reuso de água – Esmaltec
Categoria Educação ambiental – Coelce
Categoria Integração com a sociedade – Fábrica Fortaleza
Categoria Produção Mais Limpa – C. Rolim Engenharia

Relacionadas

Leia mais

FIEC promove Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria de Alimentação
Encontro incentiva aproximação entre sindicatos e Sistema FIEC
Tendência Mundial, preocupação ambiental afeta modo de produção

Comentários