Parceria entre governos e empresas é fundamental para criação de mercados de carbono

Dados do Banco Mundial mostram que 40 países, que cobrem 12% das emissões mundiais de CO2, adotam sistemas de precificação de carbono

A parceria entre governos e empresas é fundamental para a construção de um sistema eficaz de precificação de carbono. A afirmação é do diretor-executivo de Políticas Climáticas da Corporação Financeira Internacional (IFC, na sigla em inglês), Thomas Kerr, que esteve em encontro empresarial promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) , nesta quinta-feira (11), em Lima, no Peru. Ao todo, 30 representantes do setor privado estiveram no evento, que ocorreu durante à 20ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas ( COP-20 ).

De acordo com Kerr, o desafio de implantação da precificação de carbono requer ainda a construção de políticas e a integração dos diversos sistemas criados nos países para que haja um mercado global de comércio de emissões. “Tudo isso serve para dar segurança aos investidores”, destacou. Para Kerr, é fundamental que seja desenhado um cenário para os próximos 10 a 20 anos desse mercado. “A previsibilidade também é muito importante para atração de investimentos. A política e um bom planejamento são um suporte para se fazer a precificação do carbono", disse.

O representante do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), Emílio de La Rovere, afirmou que há várias boas iniciativas no mundo de precificação do carbono, como na China e Califórnia, nos Estados Unidos. E ele está otimista com o aumento desse mercado no futuro. “Essa transformação é positiva e conta com o apoio do setor finaceiro”, argumentou.

Dados do Banco Mundial mostram que 40 países, que cobrem 12% das emissões mundiais de CO2, adotam sistemas de precificação de carbono. Há, atualmente, 39 mecanismos nacionais e 23 subnacionais de precificação, avaliados em US$ 30 bilhões. O evento foi realizado também pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável ( Cebeds ), Instituto Ethos e o Carbon Disclosure Programa (CDP).

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA - Na ocasião, o Cebeds apresentou a publicação Destravando o financiamento à eficiência energética no Brasil: soluções financeira e não-financeiras para os agentes de mercado, lançada durante a COP-20. Faça o download da publicação . Entre as soluções financeiras trazidas no documento, está a Sociedade em Eficiência Energética, criada pela CNI e a Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres ( Abrace ). Esse modelo de negócio está baseado no aluguel de equipamentos a empresas selecionadas, que reduzirá a burocracia para aprovação de projetos e evitará o aumento de endividamento das empresas.

Relacionadas

Leia mais

CNI defenderá diversificação da matriz energética na conferência internacional do clima
Projeto Verão Espetacular, da TV Globo, tem apoio do SESI
No caminho da inovação e da sustentabilidade

Comentários