Logística reversa: indústria do plástico alagoana participa de workshop

Empresários do setor de transformação do plástico de Alagoas conheceram o Acordo Setorial para a implantação do sistema de logística reversa

Os empresários do setor de transformação do plástico de Alagoas conheceram, no último dia 7, no Auditório Industrial Antônio Cansanção, na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, a proposta de Acordo Setorial para a implantação do Sistema de Logística Reversa para Embalagens Pós-Consumo de Produtos Não Perigosos.

O documento foi apresentado no workshop para os empresários promovido pelo Sindicato da Indústria de Plástico e Tintas do Estado de Alagoas (Sinplast), com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea). Para falar sobre a proposta, o Sinplast convidou a assessora técnica da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) Simone Carvalho.

“Estamos oferecendo uma alternativa coletiva que atende à política e inclui a participação econômica de cada um, sempre calculada sobre a quantidade de embalagens produzidas pelas empresas”, explicou a representante da Abiplast.

O Acordo Setorial atende à Lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e ao Decreto 7.404/2010, que a regulamentou. Preparada por uma Coalizão Empresarial formada por 23 entidades representativas no âmbito nacional, o parecer foi entregue ao Ministério do Meio Ambiente no dia 19 dezembro de 2012. A partir de então, se iniciou um trabalho de apresentação da proposta aos empresários do setor, a fim de conquistar o maior número possível de adesões.

“É muito importante que todas as empresas participem, uma vez que elas estarão se adequando à legislação ambiental com o apoio e seguindo um padrão de todo o setor”, disse o presidente do Sinplast, industrial Wander Lobo.

Para participar basta que a empresa interessada entre em contato com o Sinplast. “Os empresários receberam muito bem a proposta pelo seu caráter técnico-científico fundamentada em critérios matemáticos, proporcionando justiça no rateio das responsabilidades em função dos volumes em peso de embalagens que cada empresa coloca no mercado”, finaliza a assessora técnica Simone Carvalho.

Acordo Setorial será implantado em duas fases

O Acordo Setorial para a implantação do Sistema de Logística Reversa para Embalagens Pós-Consumo de Produtos Não Perigosos está atualmente sendo analisado pelo Ministério do Meio Ambiente. Depois de aprovado, será feita audiência pública para efetivar o documento.

Em sua primeira fase, o Acordo será implantado nas 12 cidades-sede da Copa de 2014 e entorno. Essas ações terão duração de três anos, com o compromisso do setor empresarial alocar recursos para triplicar o número de cooperativas de catadores nessas cidades e de instalar um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) em cada supermercado das regiões.

Os recursos iniciais chegam a R$ 80 milhões na primeira fase. Já a segunda etapa consiste em viabilizar as ações nas demais cidades do País. A expectativa é que o Acordo Setorial seja assinado pelas indústrias fabricantes de embalagens no dia 5 de junho, Dia do Meio Ambiente.

Relacionadas

Leia mais

Logística reversa: pensamento sustentável pelas gerações futuras
No caminho da inovação e da sustentabilidade
Energias renováveis são prioridade em financiamentos bancários para sustentabilidade

Comentários