Exemplo do ZEE/Acre é tema da 6ª Reunião do Coema

FIEAC sedia encontro entre representantes de Federações de Indústria, empresários e autoridades do setor ambiental do Estado

Na véspera do Dia da Amazônia, a FIEAC sediou, durante toda a terça-feira, 4 de setembro, a 6ª Reunião do Conselho Temático de Meio Ambiente (Coema) da Regional Centro-Norte – uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) – objetivando debater diversos temas de grande relevância para o setor, com destaque para o exemplo bem-sucedido do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) do Estado. O evento trouxe representantes das Federações de Indústria dos estados do Amazonas, Rondônia, Pará, Goiás, Mato Grosso, Roraima, Rondônia, Maranhão, Tocantins e Distrito Federal, além de empresários e autoridades de entidades públicas e privadas ligadas ao setor ambiental.

“O ZEE é um dos instrumentos mais importantes e estratégicos para qualquer região. O Acre se desenvolveu muito ao adotar essa política e viemos aqui para que nos fosse apresentado um pouco dessa experiência. Não sou só eu que falo isso, mas todo o Brasil: chama à atenção a experiência do Acre com relação ao ZEE e queremos compartilhar isso”, declarou Shelley de Sousa Carneiro, secretário executivo do Coema/CNI.

Segundo o presidente da FIEAC, Carlos Sasai, o tema Meio Ambiente, de grande relevância em âmbito mundial, já faz parte do dia-a-dia da população acreana, sobretudo a partir do Zoneamento Ecológico-Econômico, instituído há mais de uma década. “Desde 1999, o ZEE do Acre tem se destacado como uma das principais ferramentas utilizadas para orientar as políticas públicas da Amazônia, sobretudo pelo fato de sua elaboração ter contado com a colaboração dos diversos segmentos sociais presentes na sociedade acreana e das parcerias institucionais das esferas federal, estadual e municipal”, salientou o empresário.

SUSTENTABILIDADE – Ao longo dos últimos 13 anos, com a instituição do ZEE, o Estado adquiriu expertise e respeito nos cenários nacional e internacional, em decorrência de suas boas práticas no manejo dos recursos florestais. A participação da produção de madeira oriunda de planos de manejo vem crescendo significativamente e hoje representa mais de 90% da produção florestal. “Isso exemplifica os resultados das políticas públicas adotadas pelo governo estadual, garantindo a sustentabilidade econômica do Estado por meio do incentivo à atividade florestal sustentável. Para nós, é uma grande alegria recebê-los aqui para poder compartilhar esses resultados”, afirmou a empresária Adelaide de Fátima, presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Energia da FIEAC e do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Estado do Acre (Sindusmad).

Representando o governador Tião Viana, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Edegard de Deus, ponderou que a iniciativa é resultado de um grande esforço do governo, nos últimos 13 anos, a fim de organizar a gestão da maior riqueza do Estado: sua floresta. “A ideia era conhecer bem nosso território, nossas potencialidades de extrativismo, tendo como base a sustentabilidade, de forma a mantê-las para as próximas gerações. Apesar de ser uma mudança de paradigma extremamente difícil, o Acre fez essa opção e já estamos numa fase bem avançada”, comemorou o secretário.

Uma das principais testemunhas oculares da elaboração do ZEE, e que também participou ativamente desse processo, foi o chefe geral da Embrapa/AC, Judson Valentim. Ele frisou que, para que uma iniciativa dessa natureza possa dar certo, é de fundamental importância a participação dos diferentes atores da sociedade, como instituições de pesquisa, setor público, entidades ambientais e, sobretudo, a iniciativa privada. “Com a experiência que temos no Acre, podemos mostrar que é possível unir competências para colocar à disposição do setor privado e, assim, acelerar o processo de certificação florestal. Ao possuir um organismo exclusivo para essas discussões, o Coema, CNI e FIEAC mostram o quanto é importante que o setor privado participe ativamente dessas discussões. O ZEE do Acre foi elaborado dessa maneira e acredito que é esse o motivo de estar dando tão certo”, concluiu.

O que é COEMA?

O objetivo geral do Conselho Temático de Meio Ambiente (Coema) é formular diretrizes e estratégias que sirvam de base ao processo decisório e posicionamento político, econômico e social da CNI/FIEAC na área de Meio Ambiente. Cabe ao Coema acompanhar e orientar ações de empresas industriais de modo a zelar pela imagem do setor como um todo em questões relativas ao desempenho e gestão ambiental, principalmente, através do fomento à adoção de normas ISO; formular linhas de ação para aumentar a competitividade das indústrias a partir da preservação do meio ambiente; estimular práticas voltadas para a ecoeficiência; promover debates com especialistas e autoridades na área ambiental sobre licenciamento ambiental, controle e qualidade ambiental, biodiversidade e florestas, tratamento e disposição de resíduos, entre outras; e acompanhar tendências e impactos relativos à questão ambiental em discussão no Congresso Nacional.

Relacionadas

Leia mais

Indústria apoia ações de sustentabilidade ambiental
Ministra do Meio Ambiente recebe propostas da indústria para aprimorar licenciamento ambiental
Inovação ajuda empresas a ganhar mercado, reduzir custos e conservar o meio ambiente

Comentários