Sesi Bonecos do Mundo faz apresentação especial em indústria da Capital

Apresentação integra a programação do maior festival de marionetes do Brasil, que o Sistema Fiems traz à Capital em comemoração ao aniversário de 114 anos da cidade

Bonecos caminham, jogam malabares, cospem fogo e fazem acrobacias. Tudo isso faz parte do espetáculo "Mãos Vivas", da companhia italiana Girovago y Rondella, apresentado nesta sexta-feira (23/08), no cenário montado no pátio da indústria Universo Íntimo, em Campo Grande, que atraiu a atenção de pelo menos 300 colaboradores. A apresentação integra a programação do Sesi Bonecos do Mundo, maior festival de marionetes do Brasil, que o Sistema Fiems traz à Capital em comemoração ao aniversário de 114 anos da cidade.

O espetáculo, que representa um circo em miniatura, tem como protagonistas um boneco e uma boneca interpretados magistralmente pelos cinco dedos das mãos. Tudo isso foi acompanhado de perto pelos funcionários que ficaram encantados e surpresos com a habilidade dos atores. Aos risos, a costureira Virginia da Silva Carvalho, 39 anos, revela que está ansiosa pelo fim de semana e quer levar a filha para conferir as apresentações. "Confesso que sou a mais empolgada, porque a arte é algo tão bonito de ver. Com certeza vale a pena", declarou.

Já a costureira Camila Vilhalba, 24 anos, ficou encantada com tamanha agilidade nas mãos. "É bem interessante conhecer as várias formas de arte. Não sabia que era possível fazer teatro com as mãos", disse. A costureira Adriana da Silva, 26 anos, conta que nunca viu nada parecido. "Ver ao vivo é bem diferente de ver na TV, é muito mais emocionante. Achei muito criativo", afirmou.

Na avaliação da gerente de recursos humanos da Universo Íntimo, Elenice Camilo dos Santos, ao levar o espetáculo para dentro da indústria, o Sesi proporciona um momento de descontração e estimula as pessoas a conhecerem mais esse projeto que será apresentado no fim de semana. "Quando os funcionários relaxam, acabam também produzindo mais, além disso, o teatro mostra o que a imaginação é capaz de fazer", destacou.

Programação

Nos dois dias de apresentação programados para este fim de semana, o Sesi Bonecos do Mundo tem a expectativa de reunir um público semelhante ao da última edição em Campo Grande, promovida no ano de 2009, quando no primeiro dia foram quase 10 mil pessoas e outras 15 mil no segundo dia. Neste ano, serão 13 espetáculos inéditos, encenados por 11 das mais importantes companhias nacionais e internacionais, com grupos de países como Rússia, Coreia, Itália, Japão, EUA, Peru e Brasil, que farão apresentações gratuitas.

O Festival vai contar ainda com exposição de títeres raros, mostras fotográficas e de curtas de animação temáticas, feira de marionetes e livros, cenografia viva e interativa, ateliê de mestres tradicionais mamulengueiros e show do Pato Fu com bonecos do Giramundo. O show será do álbum premiado com o Grammy em 2011, "Música de Brinquedo", terá a participação dos bonecos do Giramundo e a exposição Coleção Magda Modesto - Títeres dos Quatro Cantos do Mundo.

Na programação, destaque para a companhia de Teatro de Sombras Japonesa Kakashi-za, que está vindo ao Brasil para participar do Sesi Bonecos do Mundo. Eles apresentam o espetáculo Sombras de Mão, em que várias silhuetas de animais e outras figuras são criadas por mãos acrobáticas para contar uma história de amor. O teatro Kakashi-za existe desde 1952 e é a primeira companhia moderna dessa arte milenar que é o teatro de sombras do Japão.

Relacionadas

Leia mais

SESI Bonecos do Mundo invade Teresina
Fiems promove em Três Lagoas curso sobre como prevenir problemas ambientais
Como o SESI promove melhorias para a saúde, segurança na indústria e qualidade de vida para o trabalhador?

Comentários