Novo prédio do Sesi de Dourados prioriza a acessibilidade

Instalações acessíveis a pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida foram inauguradas na sexta-feira passada (24/05)

Preocupado em permitir que as pessoas com algum tipo de deficiência física ou mobilidade reduzida tenham acesso aos serviços de educação, saúde, lazer e cidadania, eliminando as barreiras e garantido a locomoção, o Sistema Fiems investiu pesado no novo prédio do Sesi de Dourados, tornando a acessibilidade um diferencial nas instalações inauguradas na sexta-feira passada (24/05) pelo presidente Sérgio Longen. A edificação possui 2 elevadores, 3 plataformas de elevação, 9 banheiros adaptados para PcDs (Pessoas com Deficiência) e todo o acesso interno e externo nivelado.  

Segundo o presidente da Fiems, com o aumento considerável da demanda na área de educação do Sesi em Dourados, o Sistema Indústria investiu em melhorias na estrutura física da unidade para melhorar o atendimento e oferecer mais conforto e comodidade aos alunos, professores, funcionários e industriários douradenses. "Com a obra, vamos otimizar o atendimento para a nossa clientela, ampliando cada vez mais a oferta aos trabalhadores das indústrias e aos seus dependentes", disse.

O superintendente do Sesi, Michael Gorski, destacou que uma das preocupações da unidade foi oferecer um espaço mais adequado às necessidades de inclusão de toda população, visando eliminar os obstáculos existentes ao acesso, com a modernização que possibilita o ir e vir de todos. "A unidade do Sesi em Dourados está apta a receber todas as pessoas que queiram utilizar nossos serviços. Dessa forma, todos irão conseguir transitar e participar de todas as atividades integralmente", ressaltou.

Estrutura

As obras do Sesi de Dourados, que consumiram recursos da ordem de R$ 5,6 milhões, incluíram a ampliação da área de 5,9 mil m² para 7,5 mil m², com 20 salas de aula, piscinas (infantil e adulto), vestiários, sala de pilates, ginástica localizada, musculação, área administrativa educacional completa, auditório, área da saúde com salas para psicologia, 3 salas de odontologia, 1 salas de audiometria, médico do trabalho, fisioterapia, enfermagem, enquanto na área educacional são 2 laboratórios de informática, 1 laboratório de robótica (Lego Zoom) e 1 laboratório de física, química e biologia.

"Apenas no bloco escolar foram construídas 9 salas de aula e novos sanitários, enquanto a área de lazer inclui um playground, uma academia de ginástica com salas de musculação, de ginástica e de pilates. Além disso, foram reformadas e ampliadas as redes de eletricidade e hidrossanitária, bem como a sala de áudio e vídeo, já incluindo a climatização e a adequação do espaço às normas de acessibilidade", afirmou Julio Das Cas Neto, coordenador de engenharia do Sistema Fiems.

A área de circulação principal, o bloco administrativo e gerencial, o auditório, o bloco médico e o bloco administrativo também passaram por reforma, sendo que o piso do ginásio foi revitalizado, além de receber instalação de iluminação zenital e ser adaptado às normas de acessibilidade. Também foi feito paisagismo e urbanização, além de pintura de toda a escola, reforma do ginásio e execução de novas passarelas.

Relacionadas

Leia mais

Sesi de Dourados detalha programa de inclusão de deficientes no mercado
8 projetos do SENAI que promovem a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência

Comentários