Moradores do Noroeste reforçam cuidados após ação do Sesi contra a dengue

"Depois que recebemos as informações da equipe do Sesi, vamos ficar mais atentos para evitar que o mosquito transmissor da dengue se reproduza dentro da nossa casa", disse o aposentado José Gimenes

Os moradores do Jardim Noroeste, 28º bairro de Campo Grande a receber as ações do Programa Elimine a Dengue do seu Bairro do Sesi, reforçaram os cuidados no combate à doença após receberem as orientações disponibilizadas no âmbito da iniciativa. Esse é caso do aposentado José Gimenes, 80 anos. "Depois que recebemos as informações da equipe do Sesi, vamos ficar mais atentos para evitar que o mosquito transmissor da dengue se reproduza dentro da nossa casa", informou.

Já a ajudante de cozinha Maria Aparecida Gomes dos Santos, 41 anos, acredita que o esclarecimento ajuda na conscientização. "Todos deveriam ter o conceito de que cada um deve cuidar do seu quintal", declarou. O vendedor Voney Dias dos Anjos, 34 anos, que recebeu atendimento na unidade móvel médica do Sesi, também garante que redobrou os cuidados. "Depois de ter um parente com dengue em casa, o cuidado aumenta, mas as chuvas e falta de cuidado dos vizinhos é um dos principais fatores que atrapalham, por isso é importante essa ação de conscientizar a comunidade", disse.

O servente de pedreiro Vagner Monteiro de Souza, 23 anos, que também procurou atendimento na unidade móvel, cobra mais comprometimento das pessoas nas ações de combate à dengue. "As pessoas estão deixando o lixo na rua e nos terrenos baldios. Isso tem prejudicado quem cuida do próprio quintal porque o trabalho de limpeza tem que ser de todos", afirmou o morador do Noroeste, elogiando o trabalho desenvolvimento pelo Sesi nos bairros de Campo Grande.

Na avaliação do presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim Noroeste, Carlos Henrique Faustino Rosa, essa parceria com a Fiems serviu para dar suporte na realização de um trabalho efetivo dentro da comunidade. "A ação conjunta permitiu alcançarmos o maior número de moradores possível. Além disso, já estamos orientando a população e distribuindo sacos de lixo para que possamos ajudar na limpeza das casas", salientou.

Números

De 26 de janeiro a 27 de fevereiro, o Programa Elimine a Dengue do seu Bairro do Sesi já visitou 20.144 residências para reforçar junto aos moradores as medidas de combate à doença e fez 1.136 atendimentos de saúde na unidade móvel médica do Sesi nos bairros Coophavila II, Aero Rancho I, II, III e IV, Dom Antônio Barbosa, Los Angeles, Nova Lima, Campo Belo, Nova Campo Grande, Jardim Aeroporto, Jardim Inápolis, Núcleo Industrial, Tiradentes, Novo Tiradentes e Jardim Noroeste.

Segundo o coordenador do Programa, Munzer Dib, a estrutura montada no Jardim Noroeste pelo Sesi já está sendo deslocada para a região das Moreninhas, onde ficará de sábado (02/03) até a próxima quarta-feira (06/03), com a unidade móvel médica estacionada na sede da Associação de Moradores do Bairro Moreninha 2, localizada na Rua Anacá, 185. "Após cobrir a região, vamos para o Portal Caiobá e São Conrado (08/03 a 11/03), Santo Amaro e Coophatrabalho (14/03 a 19/03), Coronel Antonino e São Francisco (21/03 a 24/03), Novos Estados (26/03 a 28/03) e Piratininga (02/04 e 03/04). A ação não se trata de uma simples panfletagem, mas de uma orientação a toda população de Campo Grande", reforçou.

Ele acrescenta que o Programa Elimine a Dengue do seu Bairro também está percorrendo as indústrias de Campo Grande para reforçar junto aos funcionários as medidas de combate à doença. De 6 de fevereiro até a terça-feira passada (26/02), uma equipe técnica do Sesi já esteve na Cativa Têxtil, na Kabriolli Indústria e Comércio de Roupas e na unidade do Frigorífico JBS localizada na saída para Sidrolândia, mas outras empresas deverão receber as ações de conscientização do Programa.

Munzer Dib reforça que o objetivo é atingir de forma mais eficaz os industriários, levando informações de como evitar a doença. "A ação está sendo estendida para a população industriaria para que os trabalhadores tenham a consciência da importância dos cuidados de prevenção, além de ajudar a reduzir o absenteísmo por conta da doença", declarou.

Na terça-feira, por exemplo, os 1,6 mil funcionários da unidade do Frigorífico JBS localizada na saída para Sidrolândia receberam as orientações da equipe do Sesi durante uma ação de saúde promovida na sede da indústria. A psicóloga do Sesi, Márcia Prates, alertou os funcionários para os possíveis locais que podem ser focos da dengue dentro de casa. "Muitas vezes não prestamos atenção nos pontos que passam despercebidos, por isso o alerta para pequenos detalhes é importante", disse.

Já o engenheiro Maurício Arruda, responsável pela ação de saúde no Frigorífico JBS, salientou que pelo menos 74 dos 1,6 mil funcionários já apresentaram os sintomas da dengue. "Essa parceria com o Sesi vem trazer informações aos nossos funcionários no intuito de que eles possam levar esses cuidados para suas residências e, dessa forma, diminuir o índice de falta provocada pela dengue", destacou.

O funcionário Marcos Paulo Gonçalves Oliveira, 34 anos, foi um dos colaboradores atingidos pela doença e conta que se afastou do trabalho por 5 dias. "Nos primeiros dias ainda sentia um pouco de cansaço, mas já passou. O difícil é que tomamos o cuidado em casa, mas muitas vezes o vizinho não faz sua parte", disse. Para Everton Lucas Silva, 23 anos, também funcionário do Frigorífico JBS, a comunidade deve unir forças para combater a dengue. "Apenas dessa forma é que surtirá efeito, cada um com a consciência de limpar o seu quintal", afirmou ele que já teve um irmão com a doença em casa.

Relacionadas

Leia mais

Ação do Sesi contra a dengue chega a 48,2 mil residências em Campo Grande
Campanha do Sesi de combate à dengue chega às indústrias da Capital
Campanha do Sesi reforça ações do Dia D de combate à dengue

Comentários