Crianças cuidam da saúde durante o Medidinha Certa

Jovens do Distrito Federal mediram índice de massa corporal e receberam orientações sobre como manter uma vida saudável

A mudança de hábitos para crianças e adolescentes do DF, promovida pelo quadro do Fantástico, Medidinha Certa, reuniu cerca de 1,5 mil jovens na manhã de sábado (21/07), no Parque da Cidade. Incentivados pela apresentadora Renata Ceribelli e pelo preparador físico Marcio Atalla, os jovens mediram o índice de massa corporal e receberam orientações sobre como manter uma vida saudável. Os brinquedos infláveis e a animação com os educadores físicos do Sesi-DF foram outras atrações entre a criançada.

De acordo com a estatística realizada pelo Sesi-DF sobre a aferição do índice de massa corporal, 575 crianças e adolescentes participaram da pesquisa e 44% dos meninos e meninas avaliados durante a iniciativa se encontram acima do peso no Distrito Federal. Entre os meninos, 30% estão com peso normal, 21% estão com sobrepeso e 23% são obesos. Entre as meninas, 29% estão com peso normal, 20% possuem sobrepeso e 24% detectaram obesidade. Participaram crianças e adolescentes com idade entre 6 e 15 anos.

“É uma grande oportunidade para as crianças analisarem sua própria saúde e os pais têm papel fundamental nisso. O envolvimento de toda a família pode fazer com que os mais jovens cuidem mais da saúde”, destacou Renata Ceribelli, na chegada ao evento. Para o preparador Marcio Atalla, o cuidado com a alimentação e a saúde não pode ser apenas durante o evento. “O que queremos é que haja continuidade. A atividade física para crianças deve ser feita de forma lúdica, se você ficar colocando regras, elas não vão fazer. A alimentação é parte fundamental nesse processo, e os pais devem se responsabilizar também pela nutrição dos seus filhos”, destacou Atalla.

Durante a ação da Rede Globo e do Sesi, uma manhã inteira foi promovida para os jovens e suas famílias. Muita música e diversão foram observadas no estacionamento 12 do Parque da Cidade. “É importante que a criançada faça exercícios e percam calorias, mas isso tem que ser feita de maneira leve, com muita brincadeira e criatividade”, destacou a técnica de lazer do Sesi-DF, Deise Teixeira.

Para ela, em atividades com música e dança as crianças trabalham a coordenação motora, cognição além de questões relacionais com outras crianças. “Isso tudo é importantíssimo nessa fase da vida deles”, ressaltou a educadora física da unidade do Sesi Brasília, que animou os participantes com as performances de palco, com muita dança e exercício físico, junto com as “sesetes” Fabiana Soares, Jane Almeida e Silvânia Itacaramby.

Hábitos saudáveis em família

Na busca de hábitos mais saudáveis para o seu irmão, a empresária Isabela Faria, 28 anos, trouxe Flávio Faria, de apenas 8 anos para receber dicas sobre alimentação e brincar com outras crianças. “Tanto eu como ele não temos bons hábitos alimentares e por isso resolvi trazê-lo. É uma boa oportunidade para resolvermos nossos problemas de alimentação. Precisamos cuidar dele já nesta idade para que ele cresça consciente da importância de cuidar da saúde”, reforçou a irmã. De acordo com a medição, Flávio está obeso: possui 1,32m e 41kg.

Já para Mateus Viveiros, de 14 anos, o Medidinha Certa apenas confirmou seu pleno estado de saúde. Atleta de futebol do São Paulo Futebol Clube, o jovem está em Brasília de férias dos treinos, mas quis participar do evento para conhecer seu índice de massa corporal. “Acho importante porque sou atleta e pratico esporte todo dia. Cuido da minha alimentação e sei da importância de cuidar da saúde”, destacou o jovem futebolista, que veio acompanhado da mãe e do irmão mais novo.

Famílias do Brasil inteiro estão participando dos eventos do Medidinha Certa em busca de orientações para um estilo de vida mais saudável. A iniciativa passou por oito cidades, incentivando a prática de alimentação saudável e atividade física entre crianças e adolescentes com até 15 anos.

Depois de passar por Rio de Janeiro e Belém, Fortaleza e Vitória, e Recife e Belo Horizonte, Brasília e Campinas, o Evento Medidinha Certa ainda vai passar por mais dois destinos: São Paulo e Porto Alegre.

Relacionadas

Leia mais

Medidinha Certa encerra ações pelo Brasil
7 hábitos das pessoas altamente saudáveis e produtivas
VÍDEO: Vacinação e hábitos sáudaveis são a base de uma boa imunização

Comentários