Unidades móveis do Sesi garantem atendimento de saúde aos industriários

Elas cobrem locais onde não há unidades fixas da instituição e contam com profissionais de oftalmologia, odontologia, ginecologia, saúde ocupacional e audiometria

Para levar mais qualidade de vida e saúde aos trabalhadores das indústrias de Mato Grosso do Sul, o Sesi tem disponibilizado unidades móveis para o atendimento em locais onde não há unidades fixas da instituição ou nos locais de trabalho dos industriários. As unidades móveis são bem equipadas e contam com profissionais para o atendimento nas áreas de oftalmologia, odontologia, ginecologia, saúde ocupacional e de audiometria.

Segundo o superintendente do Sesi, Michael Gorski, as ações móveis permitem uma maior aproximação do Sistema Fiems com as indústrias e população. "Essa mobilidade contribui para dar resposta às necessidades das empresas em todo o Estado. O atendimento nas unidades móveis visa oferecer mais comodidade às indústrias e evitar que a correria do dia-a-dia impeça o trabalhador de ir ao médico ou participe de treinamentos", pontuou.

Ele acrescenta que as unidades móveis do Sesi permitem ainda que a instituição adapte o atendimento à realidade da indústria, possibilitando que a empresa disponibilize os serviços de saúde a todos os seus funcionários sem prejudicar a rotina de trabalho. Um exemplo disso é a Sanesul de Campo Grande, que está com a unidade móvel de odontologia estacionada no pátio da empresa desde 18 de junho.

Pronto-atendimento

Antes do início dos atendimentos, a dentista do Sesi, Marina Zica Corrêa, realizou uma ação de conscientização e divulgação da unidade móvel junto aos funcionários da Sanesul com a entrega de folhetos educativos. De acordo com a supervisora da gerência de administração de pessoas da Sanesul, Regina Bento, 155 funcionários da sede inscreveram-se para atendimento. "Fizemos o levantamento das necessidades e também limpeza, profilaxia, aplicação de flúor e tiraremos todas as dúvidas dos funcionários", comentou a dentista Marina Corrêa.

"As consultas podem ser feitas por todos os empregados e seus dependentes com até 24 anos de idade. A unidade móvel proporciona agilidade para o paciente e, assim que o funcionário recebe o atendimento, já tem o orçamento contabilizado. E, caso tenha interesse, marca a data de início do tratamento dentário, que pode ser parcelado em até quatro vezes, com desconto direto na folha de pagamento. Lembrando que o valor é bem abaixo do cobrado no mercado", ressaltou o superintendente do Sesi, Michael Gorski.

Os funcionários da empresa têm aproveitado para realizar consultas diretamente no ambiente profissional, reduzindo o tempo de afastamento do trabalho. Esse é o caso do gerente-jurídico da Sanesul, Osni Moreira de Souza, de 30 anos, que foi atendido na unidade móvel e realizou um exame periódico odontológico. "O atendimento foi excelente, muito profissional", comentou. O engenheiro-civil da Sanesul, Alberto Gouveia de Freitas, de 52 anos, também aprovou o atendimento que recebeu na unidade móvel do Sesi. "É um exemplo a ser seguido essa iniciativa do Sesi, já que é de extrema importância uma visita periódica ao dentista", afirmou.

Interior

Em Dourados, uma unidade móvel de odontologia está estacionada na empresa Rações Douramix e outra está instalada na empresa BRF Frigorífico, enquanto a unidade de audiometria está atendendo as empresas Latícinios Camby e Imesul Metalúrgica. No município de Três Lagoas, a unidade médica ocupacional está atendendo a Fatex Indústria e Comércio, sendo  que no total o Sesi dispõe de 15 unidades móveis de saúde para prestar inúmeros serviços nas sedes das empresas interessadas sem a necessidade de o industriário se deslocar do local de trabalho.

Elas são equipadas para atendimentos odontológicos, ginecológicos, médico-ocupacional e audiometrias, além de contar com profissionais capacitados para atender os funcionários, fazendo um trabalho preventivo e evitando que os industriários se ausentem dos locais de trabalho. Segundo o superintendente do Sesi, Michael Gorski, a intenção é ampliar o número para melhor atender as demandas das indústrias em todo o Estado. "Por conta da grande procura das indústrias por este serviço, o Sesi quer incrementar ainda mais a sua frota atual que está distribuída pelos municípios de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá, mas também atendem outras cidades do Estado", pontuou.

As indústrias de Mato Grosso do Sul já desenvolveram a cultura de utilizar esse tipo de serviço oferecido pela entidade. "Muitas indústrias do Estado solicitam anualmente o serviço e conseguem obter um melhor índice de aproveitamento do funcionário, pois ele vai adoecer menos e se afastar por uma menor quantidade de tempo do trabalho", pontuou Michael Gorski. Ele completa que as 15 unidades móveis de saúde do Sesi têm capacidade para atender 2,5 mil trabalhadores por mês com uma equipe de profissionais altamente capacitados.

Relacionadas

Leia mais

Como o SESI promove melhorias para a saúde, segurança na indústria e qualidade de vida para o trabalhador?
Melhorar a qualidade de vida é importante para a competitividade do país, diz Robson Braga de Andrade

Comentários