SESI Mato Grosso irá vacinar mais de 30 mil trabalhadores contra a gripe

A vacinação, que começa em abril e segue até o mês de junho, visa levar a imunização até os locais de trabalho, reduzindo a transmissão e os sintomas da gripe comum

O Serviço Social da Indústria (Sesi) vacinará contra a gripe mais de 30 mil trabalhadores de 200 indústrias de Mato Grosso. A vacinação, que começa em abril e segue até o mês de junho, visa levar a imunização até os locais de trabalho, reduzindo a transmissão e os sintomas da gripe comum, causada pelo vírus Influenza, e também a Gripe A, transmitida pelo vírus H1N1.

A vacinação promovida pelo Sesi complementará a campanha realizada pelo Governo Federal que imuniza grupos de maior risco, como crianças de até 02 anos, gestantes, profissionais de saúde, idosos, índios e doentes crônicos. Em Mato Grosso, a aplicação da vacina pretende reduzir principalmente a incidência da gripe comum, que é um dos principais motivos de afastamentos entre trabalhadores e a responsável pelo aumento do presenteísmo, em que o empregado vai ao trabalho, mas não consegue produzir, devido a dores e cansaço provocados pela doença.

Em todo o Brasil, o Sesi pretende vacinar 900 mil trabalhadores do setor industrial em parceria com o Laboratório Sanofi Pasteur, empresa que produz vacinas utilizadas mundialmente. Em Mato Grosso, assim como em outros Estados, a imunização será realizada por profissionais da saúde que orientarão os trabalhadores sobre os riscos e as formas de contágio dos vírus Influenza e H1N1, as medidas preventivas e a eficácia da vacina.

De acordo com o presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan, a campanha desenvolvida pelo Sesi pretende levar a vacina até o trabalhador antes do início do inverno, quando é registrado o maior número de casos de gripe. “Temos como foco o colaborador do setor industrial, porque sabemos que levar a vacina e informações sobre os malefícios desse vírus até os locais de trabalho trará mais qualidade de vida e evitará o alto contágio da doença, que ataca de 5% a 15% da população e pode provocar complicações sérias à saúde”, reforça Milan.

A vacinação é gratuita para o trabalhador, já que no contrato de adesão a indústria se responsabiliza socialmente a não repassar o valor de R$ 11,00 por vacina ao colaborador. As indústrias que desejarem participar da Campanha de Vacinação devem entrar em contato com o Sesi-MT, conhecer a proposta de participação e realizar o agendamento das visitas pelos telefones: SesiSaúde Cuiabá – (65) 3316 6388, SesiSaúde Sinop – (66) 3531 3611, SesiSaúde Rondonópolis – (66) 3302 0000, Sesi-Juína (66) 3566 2273 ou Sesi-Cáceres (65) 3222 1216.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Vacinação e hábitos sáudaveis são a base de uma boa imunização
Campanha do SESI mostra que investir em qualidade de vida é bom para empresas

Comentários