Sesi encerra ação contra a dengue no Santa Emília e inicia quinta-feira no Santo Amaro

Equipe do Programa Elimine a Dengue do seu Bairro já visitou 28.914 residências para reforçar as medidas de combate à doença e a unidade móvel médica realizou 1.430 atendimentos

O Programa Elimine a Dengue do seu Bairro, desenvolvido pelo Sesi em Campo Grande, concluiu ontem (11/03) os trabalhos na região do Santa Emília, Portal Caiobá e São Conrado e, na quinta-feira (14/03), inicia a ação na região do Santo Amaro e Coophatrabalho, onde permanecerá até o próximo dia 19 de março. Na região do Santa Emília, Portal Caiobá e São Conrado, foram visitadas 3.652 residências para reforçar junto aos moradores as medidas de combate à doença e promovidos 74 atendimentos na unidade móvel médica do Sesi, que ficou estacionada na sede da Associação de Moradores do Bairro Santa Emília, fazendo a aferição de pressão arterial, realizando alguns exames e distribuindo folhetos informativos sobre como prevenir a infestação do mosquito transmissor Aedes aegypti.

De 26 de janeiro a 11 de março, a equipe de campo do Programa Elimine a Dengue do seu Bairro já visitou 28.914 residências para reforçar junto aos moradores as medidas de combate à doença e a unidade móvel médica do Sesi realizou 1.430 atendimentos de saúde nos bairros Coophavila II, Aero Rancho I, II, III e IV, Dom Antônio Barbosa, Los Angeles, Nova Lima, Campo Belo, Nova Campo Grande, Jardim Aeroporto, Jardim Inápolis, Núcleo Industrial, Novo Tiradentes, Noroeste, Moreninhas, Portal Caiobá, Santa Emília e São Conrado.

Segundo a coordenadora do Programa, Maria José dos Santos Souza, a unidade móvel médica do Sesi ficará estacionada na Igreja Batista Novo Tempo, localizada na Rua Brasilia, 97. "Após cobrir a região, vamos seguir com a programação nos bairros Coronel Antonino e São Francisco (21/03 a 24/03), Novos Estados (26/03 a 28/03) e Piratininga (02/04 e 03/04). A ação continua reforçando junto à população, não apenas com a panfletagem, mas conscientizando sobre as orientações e cuidados que devem ser tomadas em cada casa e quintal", destacou.

Comunidade

Na avaliação do presidente da Associação de Moradores do Bairro Santa Emília, Julio Cesar Vera Gonçalves, a campanha do Sesi chegou em boa hora. "A epidemia está aí e tem se alastrado por toda cidade. Essa ação que o Sesi está trazendo com a equipe de porta em porta é mais uma forma de conscientizar e levar as orientações, informando a população dos perigos", avaliou.

Morador do Santa Emília, o estudante Rafael Ferreira Ataíde, 23 anos, aprovou a iniciativa. "Toda e qualquer ação em prol da saúde da população é válida para chamar a atenção de cada morador para os cuidados no combate à doença", disse. Na avaliação do jovem, há muitos casos de suspeita e a população fica alarmada. "Isso se reflete nos postos de saúde, que estão com um movimento muito grande".

Já o militar Braz Alexandre, 46 anos, contou que ficou doente recentemente e todos na casa dele já tiveram dengue. "O motivo mesmo é a falta de cuidado de cada morador, que anda nas ruas e joga copos e garrafas, enquanto deveria existir uma união no combate, para recolher o lixo", disse.

Para a dona de casa Lucimar Mazzi Rodrigues, 23 anos, os terrenos baldios, que não são limpos, acabam servindo de criadouro para o mosquito. A aposentada Marina Dezorzi, 51 anos, recebeu atendimento na unidade móvel médica do Sesi. "Meu filho ficou doente há pouco tempo e não trabalhou durante mais de uma semana por conta disso. O que falta nas pessoas é o zelo, a higiene", afirmou.

Relacionadas

Leia mais

Moradores das Moreninhas recebem orientações do Sesi sobre a dengue
Ação do Sesi contra dengue mantém moradores das Moreninhas em alerta
Programa Elimine a Dengue do seu Bairro chega à 9ª região da Capital

Comentários