SESI apresenta festival de teatro de bonecos

Primeira edição do SESI Bonecos do Mundo em Fortaleza trará dez espetáculos inéditos, encenados por companhias de países como Estados Unidos, Brasil, Peru, Japão, Itália e Rússia. Serão mais de 20 apresentações, distribuídas em cinco dias de festival

Em novembro, o maior festival de teatro de bonecos do país chega a Fortaleza para encantar plateias de todas as idades. A primeira edição do SESI Bonecos do Mundo na capital cearense trará dez espetáculos inéditos, encenados por companhias de países como Estados Unidos, Brasil, Peru, Japão, Itália e Rússia. Serão mais de 20 apresentações, distribuídas em cinco dias de festival. Além das montagens das companhias teatrais, fazem parte da programação a exposição de bonecos Autômatas e a performance Torres Andantes, ambas do grupo mineiro Giramundo; e o show Música de Brinquedo, da banda Pato Fu, que contará com a participação do Giramundo. O evento é gratuito e será realizado no Teatro José de Alencar, de 14 a 16 de novembro, e no Dragão do Mar, nos dias 17 e 18.

Idealizado pela diretora de Criação da Aliança Comunicação e Cultura, Lina Rosa Vieira — também curadora do festival —, o SESI Bonecos (que existe nas categorias Brasil e Mundo) iniciou em 2004 e, ao longo de sua trajetória, já percorreu os 27 estados brasileiros, contabilizando um total de 1,8 milhão de espectadores. É a primeira vez do SESI Bonecos do Mundo em Fortaleza, mas a cidade já recebeu duas edições do SESI Bonecos do Brasil (2004 e 2008), nas quais 85 mil pessoas assistiram aos espetáculos, que sempre prezam pela democratização do acesso à cultura. Inclusive, todas as apresentações nos espaços abertos do Dragão do Mar vão contar com audiodescrição e tradução simultânea em libras. A programação completa, fotos, vídeos e outras informações podem ser conferidos no site www.sesibonecos.com.br.

Entre os espetáculos, destaque para a companhia de Teatro de Sombras japonesa Kakashi-za, que está vindo pela primeira vez ao Brasil para participar do festival. Eles apresentam o espetáculo Sombras de Mão, em que várias silhuetas de animais e outras figuras são criadas por mãos acrobáticas para contar uma história de amor. O teatro Kakashi-za existe desde 1952 e é a primeira companhia moderna de Teatro de Sombras do Japão. Com uma técnica sem igual, o grupo vai apresentar um espetáculo poético por meio dessa arte milenar em que as mãos e a luz são os únicos protagonistas.

Destaque também para o mestre russo Viktor Antonov, que apresenta o espetáculo Circo dos Fios. No circo, um palhaço vai apresentar vários números: uma bailarina hindu, o halterofilista, macacos acrobatas, um camelo diferente, tudo mediante a manipulação de marionetes, com classificação livre.

Em Fortaleza, participam do festival os grupos The Huber Marionettes (EUA), Hugo & Ines (Peru), Kakashi-za (Japão), Grupo Giramundo (MG), Gente Falante (RS), Girovago e Rondella (Itália), Caixa do Elefante (RS), Viktor Antonov (Rússia), Pia Fraus (SP) e Duas Companhias (PE). Durante o evento, também funcionará um ateliê, onde os mestres mamulengueiros se apresentarão e ensinarão como fazer bonecos. Os mestres convidados são Chico Simões (DF), Tonho de Pombos (PE), Zé Di Vina (PE), Waldeck de Garanhuns (PE) e Zé Lopes (PE), além dos mestres cearenses.

PERFORMANCE E EXPO – A performance/desfile Torres Andantes foi criada pelo Grupo Giramundo especialmente para o SESI Bonecos. No desfile, nove carros alegóricos em formato de altas torres (com mais de quatro metros de altura) vão transportar bonecos em seu interior. O Dragão do Mar será tomado por monstros alienígenas, animais e personagens de contos de fadas. As torres, cujas superfícies são feitas de tecido, funcionarão como teatros perambulantes, autoiluminados, onde os marionetistas serão capazes de executar performances de bonecos. A trilha sonora do desfile tem a base de John Ulhoa, integrante da banda Pato Fu e de MCs (H. Apocalypse / Well / Kdu dos Anjos), que criaram um som urbano e pop.

Além da performance, o Giramundo vai montar a exposição Autômatas – Arte que Imita a Vida. A mostra apresenta uma coleção de bonecos automáticos, movidos por sistemas mecânicos elétricos ou manuais, que, por meio de mecanismos e engrenagens, são capazes de criar movimento produzindo a ilusão de vida. Os autômatos são parecidos com marionetes e bonecos de teatro, mas diferem pelo fato de serem movidos por mecanismos automáticos, com fontes próprias de energia, e não pelas mãos e força dos marionetistas. A exposição fará um breve retrospecto dos autômatos, desde seus primórdios artesanais até os robôs, passando pelo mito inatingível do “movimento perpétuo” e chegando até sua última versão na forma dos avatares digitais.

Ao todo, a expo Autômatas – Arte que Imita a Vida contará com oito mesas de autômatos, somando 30 bonecos, com os temas: A Velhinha dos Cachorros, O Dragão do Tempo ao Redor do Mundo, O Barco dos Pescadores, O Boxe Mitológico, O Jardim do Mosquitinho, A Bailarina, A Banda de Forró e O Carrossel. A mostra também terá seis painéis sobre os mecanismos automáticos, demonstrando como funcionam os sistemas de transmissão, engrenagens, polias, alavancas e demais segredos sobre a estrutura dos bonecos. Teatro de Sombra com bonecos de arame, aranhas-robô e um estande chamado Aquário, com bonecos de Vinte Mil Léguas Submarinas e Pinóquio também fazem parte da exposição.

OFICINAS – O SESI Bonecos do Mundo ainda vai promover duas oficinas gratuitas em Fortaleza. A oficina Fazendo e Manipulando Marionetes será ministrada pelo mestre russo Viktor Antonov, entre os dias 12 e 16 de novembro. De 1996 a 2002, Antonov criou programas de variedades como Show da Rússia, Sonho Africano, Eastern – Conto de Fadas, Halloween, Cafe – Chantan, Sonho Cigano, entre outros, assim como muitas marionetes. No workshop, ele irá compartilhar seus segredos profissionais e suas habilidades com o público, além de ensinar a arte do teatro de marionetes e manipulação.

A outra oficina se chama Drama com Corpo e será facilitada pelos peruanos Hugo Suarez e Inês Pasic, da companhia Hugo & Ines. Eles vão trabalhar as possibilidades expressivas de cada parte do corpo: pé, joelho, abdômen, rosto, etc. Tudo no intuito de criar personagens corporais, por meio de um método criativo, repleto de interação e utilizando a dramaturgia sem palavras. O workshop vai de 12 a 16 de novembro.

ESTRUTURA E CURADORIA – O SESIi Bonecos é o único festival do gênero no Brasil que consegue reunir milhares de pessoas de uma só vez em áreas amplas e com equipamentos de última geração. O evento conta com vários palcos, sons de elevado padrão e telas de altíssima definição: tudo para o público poder acompanhar os espetáculos da melhor forma possível.

Mais informações pelos telefones: (85) 3246 0188 / 3246 1978.

Assessoria de Comunicação - Sistema FIEC
Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará
(85) 3421 5435 / 5434
Confira as notícias da indústria cearense no FIEC Online
Facebook: www.facebook.com/SistemaFIEC

Relacionadas

Leia mais

Projeto do SESI Amapá orienta alunos para a escolha profissional
SESI e Microsoft fecham parceria que levará tecnologias inovadoras a escolas
10  fatos que comprovam a transparência do SESI e do SENAI

Comentários