Pré-estreia do Sesi Bonecos do Mundo encanta público na Casa da Indústria

Peça faz parte da programação do maior festival de marionetes do Brasil, que a Fiems traz à Capital em comemoração ao aniversário de 114 anos de Campo Grande

Com o auditório do Edifício Casa da Indústria completamente lotado, o Sistema Fiems promoveu, na noite de ontem (21/08), a pré-estreia do Sesi Bonecos do Mundo com a apresentação do espetáculo "Pequeno Conto", da dupla de artistas peruanos Hugo Suarez e Ines Pasic, que encantou o público com um desfile pitoresco de divertidos personagens. A peça faz parte da programação do maior festival de marionetes do Brasil que a Fiems traz à Capital em comemoração ao aniversário de 114 anos da cidade, celebrado no próximo dia 26 de agosto.

Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, pela segunda vez, Campo Grande ganha de presente de aniversário o Sesi Bonecos do Mundo, demonstrando a preocupação do setor industrial em trazer para o Estado ações de cultura, como o Cine Sesi Cultural e o Fito (Festival Internacional de Teatros de Objetos). "É com muita satisfação que trazemos esse projeto, um dos espetáculos mais assistidos e aplaudidos no Brasil, no intuito de reunir as famílias em um momento de lazer e entretenimento com entrada franca", declarou, convidando a todos para os dois dias de espetáculo aberto ao público neste sábado (24/08) e domingo (25/08), no Parque das Nações Indígenas, das 16h30 às 20 horas.

A expectativa para este ano é reunir um público semelhante ao da última edição do Sesi Bonecos do Mundo em Campo Grande, realizada em 2009, quando no primeiro dia foram quase 10 mil pessoas e outras 15 mil no segundo dia. Nesta edição, serão 13 espetáculos inéditos encenados por 11 das mais importantes companhias nacionais e internacionais, com grupos de países como Rússia, Coreia, Itália, Japão, EUA, Peru e Brasil. O Festival também conta com exposição de títeres raros, mostras fotográficas e de curtas de animação temáticas, feira de marionetes e livros, cenografia viva e interativa, ateliê de mestres tradicionais mamulengueiros e show do Pato Fu com bonecos do Giramundo.

A peça

Na apresentação de pré-estreia, o público convidado, composto por autoridades, empresários, artistas e imprensa, assistiu ao espetáculo da dupla peruana, que fez um verdadeiro desfile de divertidos personagens, que, em breves momentos de suas existências em cena, conseguiram capturar os pequenos momentos poéticos escondidos na vida diária. Para a fisioterapeuta Joice Moura Mendonça, 32 anos, o espetáculo chamou a atenção do público de todas as idades. "Nós chegamos pensando que a peça seria apenas para a criançada, mas todo mundo acaba curtindo", disse ela, que trouxe o filho Luiz Guilherme Moura Mendonça, 4 anos. "Foi tudo muito bonito e divertido", falou ele.

A apresentação também arrancou risos de Guilherme Sabiani Cavalieiri, 8 anos. "É diferente de tudo que eu já vi", declarou. Para o presidente do Sindical (Sindicato das Indústrias de Calçados de Mato Grosso do Sul), João Batista de Camargo Filho, a vinda do projeto foi um presente à população. "É um teatro que vai faz brilhar os olhos não só das crianças como encantar também aos adultos", destacou.

O diretor da Fiems Altair da Graça Cruz, considerou fundamental a iniciativa de trazer entretenimento para os campo-grandenses. "Ações como essa elevam a nossa cultura e premiam a sociedade com um espetáculo diferente", disse. Já o presidente do Simemae/MS (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Mato Grosso do Sul), Irineu Milanesi, afirmou que a iniciativa demonstra a vontade do Sistema Fiems em levar a arte popular para a comunidade. "Um espetáculo desse nível deve ser repetido sempre para desenvolver a cultura da nossa Capital", pontuou.

Relacionadas

Leia mais

SESI Bonecos do Mundo invade Teresina
Jogos Nacionais do SESI mostram a importância de investir na qualidade de vida do trabalhador

Comentários