Ação Global fecha o dia com mais de um milhão de atendimentos

De norte a sul do país, o mutirão da cidadania facilitou a emissão de documentos, oficializou casamentos, realizou exames e muito mais

O cuidado com a saúde foi um dos temas da Ação Global

Mais de um milhão de atendimentos foram realizados durante a Ação Global nos 26 estados e no Distrito Federal neste sábado (26). Ao todo, 419 mil pessoas passaram pelos locais do evento, que é realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pela Rede Globo de Televisão, com o apoio de centenas de parceiros. De norte a sul do país, o mutirão da cidadania facilitou a emissão de documentos, ajudou casais a oficializarem o casamento, realizou exames e atendimentos médicos e proporcionou um dia de muito esporte, lazer e cultura. 

Agora em 2014, cerca de 26 mil voluntários participaram das atividades do Ação Global. Em entrevista ao Portal da Indústria , o gerente executivo de Qualidade de Vida do SESI, Sérgio Motta, revelou que o evento repetiu o sucesso dos anos anteriores. Ouça, clicando aqui.

Na Região Norte, em Iranduba, no Amazonas, o Navio Hospital da Marinha Doutor Montenegro foi o mais procurado pela população. Ancorada no porto do município, a embarcação ofereceu atividades de triagem, exames, vacinação, consultas médicas e odontológicas, além da distribuição de medicamentos e material de higiene bucal. 

Para a dona de casa Rute dos Santos, de 19 anos, a Ação Global foi a oportunidade para que toda família fosse atendida. “Não temos tantas chances de ir ao médico, pois aqui temos poucos clínicos e nem sempre conseguimos atendimentos. Que bom que tantos serviços estão aqui”, comentou. 

Em Belo Horizonte, Jovelina Alves, de 34 anos, foi uma das milhares de pessoas beneficiadas. Ela perdeu a carteira de identidade há seis anos e não tirou a segunda via porque não tinha como pagar a taxa. Desempregada há seis meses, ficou sabendo da Ação Global e foi aproveitar o serviço gratuito de emissão de documentos. Devidamente documentada, ainda aproveitou para cortar o cabelo. 

Em Mato Grosso do Sul, as ações foram realizadas na cidade de Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai. Teve gente que chegou bem cedo para não perder a chance de fazer o documento. Por volta de quatro horas da madrugada, a estudante Ellen Rute Valdez, de 14 anos, já estava no Parque dos Ervais, onde aconteceu o evento. "Cheguei cedo porque durante a semana é difícil fazer o RG. Poder fazer isso no sábado, em um evento como a Ação Global, facilita muito", destacou. 

No Rio Grande do Norte, uma parceria com o Departamento de Odontologia da Universidade Potiguar (UnP) criou o “Escovódromo”. Nome dado a um espaço usado para orientar as crianças sobre a importância da higiene bucal. Foram distribuídos kits com escova e creme dental e dadas explicações sobre a escovação correta. Atento a tudo, Daniel Rocha, 7 anos, entendeu que a saúde começa pela boca. “Meus pais sempre me falaram que é importante escovar os dentes depois de comer. Quero fugir das cáries e do mau hálito”, reforçou o pequeno. 

HISTÓRICO - A Ação Global foi criada em 1991 pelo SESI em Minas Gerais. Desde 1995, o evento é realizado anualmente, nos 26 estados e no Distrito Federal.

Relacionadas

Leia mais

3 receitas saudáveis que fizeram sucesso na maior olimpíada de educação profissional das Américas
Francês ensina receitas e técnica aos alunos do SENAI

Comentários