Portal permitirá abertura e fechamento de empresas em até cinco dias, diz Afif

Lançada Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), consolidando uma “política radical de desburocratização e simplificação” da vida dos micro e pequenos empreendedores

O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, lançou hoje (15), oficialmente, no Rio de Janeiro, a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Segundo ele, a ferramenta reduzirá para até cinco dias o processo de abertura e fechamento de empresas. 

O estado foi a 18ª unidade da Federação a receber a Caravana da Simplificação, que busca trazer facilidades para os micro e pequenos empreendedores do país. Segundo o ministro Afif Domingos, o evento tratou da integração da União, dos estados e municípios em uma “política radical de desburocratização e simplificação” da vida dos micro e pequenos empreendedores. 

Na semana passada, o Congresso Nacional aprovou, por unanimidade, o texto-base do Projeto de Lei Complementar 221, de 2012, que reduzirá o prazo de abertura e de fechamento de empresas. Atualmente, o processo de abertura de uma empresa atinge, em média, 150 dias. 

Para Afif, a agilidade na abertura e no fechamento de empresas é essencial para melhorar a competitividade do país. “O Brasil tem uma imagem ruim no exterior pelo tempo de demora de abrir uma empresa. E fechar é quase impossível no Brasil. Queremos que ela seja fechada praticamente na hora. Basta a decisão do cidadão”, declarou. 

O ministro informou que para que se alcance o prazo máximo de cinco dias, é preciso que esteja concluído o portal digital de última geração da Redesim, em desenvolvimento pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). “A promessa que temos é que, em junho, o portal estará pronto para ser aplicado em caráter experimental em Brasília”, disse.

Leia a íntegra no link: http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2014-05/portal-permitira-abertura-e-fechamento-de-empresas-em-ate-cinco-dias

Relacionadas

Leia mais

Fechamento automático de empresas agiliza vida de empreendedor e melhora ambiente de negócios, afirma CNI
Projeto simplifica abertura de empresas
Mudanças no ICMS geram fechamento de uma empresa por minuto

Comentários