Ministro Afif anuncia projeto que vai criar facilidades para MPEs no mercado de exportações

Anuncio aconteceu nesta terça-feira (19) durante o encontro Santander Negócios e Empresas, em São Paulo

O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif Domingos, anunciou nesta terça-feira (19), durante o encontro Santander Negócios e Empresas, em São Paulo, que a SMPE vai firmar acordos bilaterais com países da América Latina para incentivar micro e pequenas empresas a investir no mercado internacional. O evento reuniu autoridades do setor, além de aproximadamente 500 empresários que conheceram o pacote de medidas que lançado pelo Banco Santander para beneficiar as micro e pequenas empresas. 

Durante seu discurso, o ministro destacou que a ampliação do mercado internacional para as micro e pequenas empresas é uma meta que há muito vem sendo pensada pela Secretaria. "Vamos começar com acordos com um ou dois países para que as micro e pequenas empresas brasileiras tenham acesso a um livre mercado onde elas possam comprar e vender para todo o Mercosul", destacou. Além disso, ele anunciou que a SMPE vai criar uma plataforma e-commerce para que os empreendedores possam comercializar produtos pela Internet. “Com a plataforma, o empresário vai ter que se preocupar apenas em vender”, completou. 

Na ocasião, o ministro aproveitou para dar destaque ao projeto ‘Crescer sem Medo’, que tem como objetivo criar rampas de suaves de tributação para garantir que a empresa não tenha medo de crescer e mudar de faixas no Simples. "Vamos criar uma rampa tributária progressiva para que as MPEs paguem o valor da diferença que ultrapassar o limite da faixa, como é aplicado no Imposto de Renda de pessoa física". 

Por fim, o ministro Guilherme Afif lembrou da dificuldade das micro e pequenas empresas em conseguir crédito. "O Brasil tem um dos melhores índices de empreendedorismo, de pessoas que sonham com o próprio negócio. Temos que incentivar essas pessoas que querem realizar seuws sonhos. E o acesso ao crédito é um passo importante para isso”, disse.

Leia a íntegra no link: http://www.sempe.mdic.gov.br/clientes/smpe/smpe/noticias/ministro-afif-anuncia-projeto-que-vai-criar-facilidades-para-mpes-no-mercado-de-exportacoes

Relacionadas

Leia mais

Brasil precisa inserir mais micro e pequenas empresas no mercado internacional, afirma Sarah Saldanha
Empresários participam de Curso "Como se Preparar para o Mercado Internacional" realizado pela FIEP
Empresários de Araripina participam de curso sobre mercado internacional, promovido pela FIEPE e CNI

Comentários