Estão abertas as inscrições para as oficinas regionais de elaboração da Agenda Nacional de Desenvolvimento e Competitividade das MPE

Agenda será elaborada com sugestões, ideias e propostas reunidas em encontros que envolvem o poder público dos estados e municípios, além de entidades de classe, academia e sociedade civil

Estão abertas as inscrições para as Oficinas Regionais de elaboração da Agenda Nacional de Desenvolvimento e Competitividade das Micro e Pequenas Empresas 2013-2022. Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Agenda será elaborada com sugestões, ideias e propostas reunidas em encontros que envolvem o poder público dos estados e municípios, além de entidades de classe, academia e sociedade civil.

Serão realizadas oficinas em cinco capitais – Vitória (ES), Manaus (AM), Goiânia (GO), Fortaleza (CE) e Curitiba (PR) – para coletar informações que orientem a elaboração da Agenda com temas que vão da legislação, tributação, crédito, capacitação de mão-de-obra até a exportação e desburocratização das micro e pequenas empresas.

No primeiro momento, aconteceram reuniões de sensibilização e, na sequência, estão programadas Oficinas Regionais e Específicas (nacionais e internacionais). A participação e o apoio do governo, empresariado, academia e sociedade civil são fundamentais para identificar as ações necessárias para a promoção do desenvolvimento local sustentável e consequentemente o aumento da competitividade das MPE. O documento final será submetido à consulta pública.

O trabalho é dividido em seis eixos principais: “Comércio Exterior”, “Compras Governamentais”, “Investimento e Financiamento”, “Tecnologia e Inovação”, “Informação e Capacitação” e “Desburocratização e Desoneração” e permite que os empresários de micro e pequenos negócios tenham competitividade não só no mercado nacional, mas também no internacional.

Leia a íntegra aqui.

Relacionadas

Leia mais

Micro e pequenas empresas pedem fim da substituição tributária nos estados
Micro e pequenas empresas vão se beneficiar de grandes eventos
Nova lei incentiva expansão das pequenas empresas, avalia CNI

Comentários