Abrir empresa ficará mais fácil a partir de julho, diz ministro

A Rede Sim, o sistema integrado para abrir uma empresa, deve começar a funcionar em julho

A Rede Sim, o sistema integrado para abrir uma empresa, deve começar a funcionar em julho, de acordo com o ministro Guilherme Afif Domingos, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa.

Segundo ele, a Serpro (o serviço de processamento de dados do governo federal) "prometeu que em junho o sistema fica pronto". O plano é testar a rede em Brasília, onde a Junta Comercial é gerida pela União.

Depois disso, afirma, Estados mais avançados no processo devem adotar a rede. Ele cita Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Em São Paulo, diz, isso ainda deve demorar --apesar de já existir um sistema integrado de licenciamento que está sendo incorporado ao projeto nacional. "O problema é que ele só tem 20 municípios. Era preciso um esforço do governo estadual para integrar os outros", diz Afif, que é vice-governador do Estado.

Hoje, ao abrir um negócio no formato de micro ou pequena empresa, o responsável precisa tirar CNPJ na Receita, Nire na junta comercial do Estado, inscrição estadual, inscrição municipal, licença do Corpo de Bombeiros etc.

"Hoje é preciso fazer um número para cada um desses requisitos, pagar uma taxa em cada uma dessas instâncias e ir a vários balcões diferentes. É uma via-sacra", reconhece Afif.

Leia a íntegra no link: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/02/1413188-abrir-empresa-ficara-mais-facil-a-partir-de-julho-diz-ministro.shtml

Relacionadas

Leia mais

CNI defende mudanças no Estatuto da Micro e Pequena Empresa
Receita Federal simplifica abertura e baixa de CNPJ
Sistemas produtivos e modelos de negócio ficarão obsoletos

Comentários