Orientar empresários quanto ás normas trabalhistas é o principal objetivo do curso que está sendo ministrado hoje, na Sede do Sindiveste. Durante todo o dia, a consultora e advogada trabalhista Dra. Cely Soares irá apresentar as principais diretrizes e procedimentos referentes à admissão de empregados, rescisão de contratos, administração de conflitos por meio das Comissões de Conciliação Prévia e da Justiça do Trabalho, entre outros temas que costumam geram dúvidas na relação empresa X funcionário.
No inicio da manhã, os representantes de diversas empresas do setor de indústria e confecção do vestuário que participam do evento receberam um kit composto por um manual de orientação sindical e trabalhista, um manual de negociação coletiva de trabalho, uma guia do participante com o tema “como evitar problemas trabalhistas”, além de roteiro de atividades práticas, bloco de notas e avaliação.
Entre os assuntos mais questionados pelos empresários estão o uso de aparelho celular pelo empregado durante o turno de trabalho e a diferença entre as obrigações impostas nas clausulas de contrato e nas normais internas da empresa.
Durante o curso, a Presidente do Sindiveste Walquíria Aires aproveitou para esclarecer o papel da entidade junto as empresas no que se refere a normas trabalhistas. A partir de março, o sindicato estará disponibilizando as empresas associadas uma assessoria contábil gratuita, cujo objetivo é auxiliar e prestar orientações concernentes a documentações, rotinas trabalhistas e procedimentos burocráticos. A Consultora Cely Soares ressaltou que os sindicatos tem a importante função de orientar empresários em relação as normas gerais dos contratos de trabalho, principalmente as convenções coletivas e negociações com o sindicato dos trabalhadores da categoria, que são feitas anualmente e que regulamentam os direitos e deveres das empresas e trabalhadores. Entretanto, as particularidades devem ser definidas por cada empresa, de acordo com sua rotina de trabalho e organização.
As ações desenvolvidas pelo Sindiveste com esse formato de capacitação e orientação são de grande valia para o setor, pois auxiliam, de forma prática e direta, a administração dos negócios e processos de produção dos pequenos e médios empresários.
Para o Diretor de Relações do Trabalho junto a Fibra e Proprietário da empresa Summer Shop, Fernando Japiassu, as relações do trabalho são extremamente relevantes tendo em vista que esse é um dos temas que mais tem impactado as empresas atualmente. “A Dra. Cely tem profundo conhecimento sobre a área trabalhista, além de defender os interesses junto a Federação do Comércio e vários outros sindicatos como o Sindivarejista, que é o maior sindicato do DF. E é muito importante que o empresário tenha conhecimento atualizado e frequente, pois sempre estão surgindo novas portarias e normas regulamentadoras que alteram a legislação sobre o assunto”, afirma.
Para o empresário Airton Getúlio, da empresa StampaMax Sport Wear, especializada em sublimação e tingimento, as orientações são de grande valia uma vez que podem ajudar a evitar futuros problemas trabalhistas. “A Advogada Cely está nos orientando muito bem sobre os temas conflitantes e a Presidente sindicato também está de parabéns não só pela iniciativa de organizar esse curso, mas também por toda a estrutura montada para nos receber”.
Estaremos disponibilizando gratuitamente para o setor o material didático de apoio utilizado no curso que, dentre outros temas, diferencia as modalidades legais de contratação.
O curso “Como evitar problemas trabalhistas” foi desenvolvido pelo Sindiveste em parceria com o SEBRAE , Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Fibra.