PRS 72 de 2010 - Plenário do Senado aprova ICMS para produtos importados com alíquota unificada em 4%

Projeto aprovado hoje propõe a fixação da alíquota do ICMS Interestadual em 4%

Foi aprovado hoje, no Plenário do Senado Federal, o substitutivo ao Projeto de Resolução do Senado nº 72 de 2010, que propõe a fixação da alíquota do ICMS Interestadual em 4% incidente sobre bens e mercadorias importadas do exterior que, após o desembaraço aduaneiro, mesmo submetidos a processo de industrialização, resultem em bens ou mercadorias com conteúdo de importação superior a 40%.
 
O conteúdo de importação, a que se refere o substitutivo, é definido como o percentual correspondente ao quociente entre o valor da parcela importada do exterior e o valor total da operação de saída interestadual de mercadoria ou bem. A proposta de substitutivo possibilita ainda que o CONFAZ baixe normas de regulamentação da Certificação de Conteúdo de Importação – CCI.
 
Em 1º turno, o texto aprovado na CAE e apresentado pelo senador Eduardo Braga (PMDB/AM) foi aprovado por 58 votos a favor e 10 contrários. Em turno suplementar, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) apresentou emenda aditiva de Plenário para determinar que a alíquota de 4% de ICMS Interestadual não se aplica: (i) aos bens e mercadorias importadas do exterior que não tenham similares nacionais, conforme definido pela CAMEX; e (ii) aos bens produzidos em conformidade com os processos produtivos básicos, como aqueles produzidos na Zona Franca de Manaus e aqueles protegidos pela Lei de Informática.
 
Também em turno suplementar, o senador Eduardo Braga (PMDB/AM) propôs uma subemenda à emenda, que alterou o texto proposto pela senadora Vanessa Grazziotin para fazer constar que no caso dos bens e mercadorias importadas do exterior que não tenham similares nacionais haverá uma lista a ser editada pelo conselho de ministros que compõem a CAMEX.

O texto vai à promulgação não sendo, portanto, objeto de análise da Câmara dos Deputados ou da Presidência da República e as novas regras entrarão em vigor a partir de 1º de janeiro de 2013.

Relacionadas

Leia mais

ICMS Interestadual, aprovado na CAE, vai ao Plenário do Senado
Plenário da Câmara aprova parecer do relator do Código Florestal
CNI obtém liminar do STF que suspende dupla tributação do ICMS

Comentários